domingo, 25 de julho de 2010

ANTES DE PARTIR

Ainda está quentinho um papo no MSN com meu amigo anônimo L., que agora é praticamente meu colaborador aqui no Inquietude (olha que garota se achando), onde ele me pergunta se já vi o filme ANTES DE PARTIR. Respondi que sim, gosto muito de filmes que retratem relações fortes, sejam elas de amor, amizade.
Talvez nem caiba aqui uma síntese, todo mundo deve ter visto, pois o mesmo já é rodadinho...mas vamos lá: O filme fala sobre a morte de uma maneira leve, conta com muito bom humor a história de dois sujeitos maduros, ambos tendo em comum um câncer terminal, vividos magistralmente por Morgan Freeman e Jack Nicholson (meu cafajeste preferido), que por si só já valeria o ingresso se o filme fosse ruim, o que não é absolutamente o caso. Antes que a inevitável morte venha buscá-los, os dois malucos saem pelo mundo realizando desejos de numa lista previamente elaborada, contendo aventuras como: saltar de para-quedas, dirigir um mustang, conhecer o Taj Mahal, a Muralha da China, entre outros. O filme é lindo, reflexivo, emocionante sem ser piegas...
Isto feito, voltemos ao meu amigo anônimo L.
Bom, depois de ouvir que eu já havia assistido o filme, me fala: “porque você não posta sobre isso, e assim as pessoas poderiam comentar relatando os seus desejos também, aquilo que pretendem realizar antes de partir... Eu já tenho a minha lista, tenho duas na verdade. Tenho uma lista de sonhos realizáveis, e de sonhos-sonhos.” Adorei a expressão sonho-sonho. Ah, que amigo genuinamente sonhador eu tenho. Entrega-se a eles de peito aberto, se joga de alma e coração.
Mas sonhar é mesmo delicioso, inclusive os tais que julgamos ser impossíveis. Quintana diz “sonhar é acordar-se para dentro”, então que acordemos para dentro, que nos entreguemos aos devaneios, ainda que o acordar desses sonhos acabe por nos custar caro muitas vezes.
Mas aí me peguei a refletir sobre minha Lista da Bota, semelhante a que Edward Cole (Jack Nicholson) e Carter Chambers (Morgan Freeman) se puseram a realizar antes da morte chegar...O que me faria feliz?  Listarei abaixo alguns desses desejos, numa mistura entre os realizáveis ou impossíveis, não necessariamente pela ordem de importância e sim obedecendo ao meu instinto desmemoriado. Certamente mais tarde lembrarei de outros tantos desejos que gostaria de realizar, mas talvez ainda haja tempo de fazer outra lista ANTES DE PARTIR.
Eis:

Ver um jogo do Botafogo no Maracanã lotadíssimo (realizaria isso por mim e pelo meu pai);


Ir a um show do Djavan, primeira fila, obviamente chorar muito ao som de Pétala;


Cruzar o Brasil inteiro numa boléia de caminhão (Pedro e Bino me influenciaram...);


Concluir uma Faculdade (preciso ter uma conversinha com minha zona de conforto, pra ela me permitir sair um pouquinho...);


Viajar de trem (romântico à beça...);


Ter uma casinha na praia, onde eu pudesse ficar sentadinha todas as tardes na varanda, apenas sentindo o mar e espiando o Sol ir se deitar;


Abraçar apertado meus amigos virtuais, dizer-lhes olhando nos olhos o quanto me são queridos;


Ter um laboratório de revelação fotográfica (sonho retrô, em tempos de informatização até dos nossos pensamentos)...

Estes foram apenas alguns dos devaneios contidos no meu baú, certamente irei lembrar de tantos outros que estão guardados e talvez ainda será tempo de buscà-los, ANTES DE PARTIR...


E os seus sonhos, quais são? 


Beijos afetuosos...

9 comentários:

  1. Olá querida amiga Pétala Rosadinha, ainda não tive a oportunidade de ver esse filme, deve ser muito bom! Pois é, antes de partir, todos temos muito ainda que realizar, que Deus nos proporcione a energia e vitalidade necessárias.

    forte abraço

    C@aurosa

    ResponderExcluir
  2. Olá,querida!

    Encantei-me com seus desejos.

    Quanto a viajar de trem,venha para Bh,uai...rs.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Primeira lista: A dos sonhos que na verdade são ante-projetos de realizações que virão por aí...

    1- Top total este... na verdade, já realizado, mas ainda não caiu a ficha... parece um sonho ainda = alcançar um cargo bacana no serviço público. Foram quatro anos, mas graças a Deus e ao apoio dos amigos, reais e virtuais, chegamos lá...

    2- Aprender a falar inglês de verdade, pois fará falta a outros sonhos que me proponho.

    3- Milene, vc quer terminar sua faculdade, né... eu quero começar a minha... contagem regressiva, faltam 12 dias para este sonho começar a se materializar.

    4- Poder viver, plena, total, full, inteira, intensa, e tals e tals o amor que reencontrei em meu caminho...

    5- Conhecer Machu Pichu no Peru

    6- Poder adquirir um moto superesporiva, tipo uma R-1 ou uma Hayabusa... ou equivalente a estas na época (futuro)

    7- Cruzar a Rota 66 nos EUA com uma Harley alugada... vinte dias de estrada..

    7- Ver minhas filhas realizadas e felizes...

    8- Ver meus netos, quando chegarem, realizados e felizes...

    9- Conhecer uma moça de Arapiraca, que eu vou amassar num abraço... rsrsrsr

    10- Não parar de sonhar...

    Seguirá em separado, a lista "Dois", dos sonhos sonhadores; via protocolo... opss,,, desculpe, foi força do hábito...rsrsr... na verdade, virá em outro cometário.
    beijo Milene... Divã tá vago????

    Anônimo L... como vc sabe? é isso mesmo... Anônimo-louco... sou eu!

    ResponderExcluir
  4. Também quero ver esse filme.
    Ah! e quanto aos sonhos eu gostei,e afirmo que andar de trem também é um dos meus.........Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Milene, minina ternura, amada!
    ADOREI seus sonhos e principalmente a parte do "sair da minha zona de conforto"... Eu "falo" para os meus pacientes o mesmo só que de um jeito diferente: "só se sai do lugar quando se sai do lugar". E sei/sinto que você vai concretizar cada um deles!!! Diga pro seu amigo, anônimo, que da lista dos sonhos dele MACHU PITCHU é de "enlouquecer" de tão bacana, energia inexplicável... e que tem muito bom gosto em relação às motos e o percurso que quer fazer: Route 66!
    Beijuuss n.c.

    www.toforatodentro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. OLÁ MILENE, VOU DEIXAR MINHA MARCA AQUI.

    ANTES DE PARTIR, DESEJO PEGAR UMA MOTO, PODE SER ATÉ A MINHA VELHINHA E FRÁGIL, MAS QUE SEJA,E, VIAJAR POR TODA A AMERICA DO SUL...

    CONHECER ALGUNS PAÍSES DO MUNDO, INCLUINDO OS STATES E A ALEMANHA...

    E SAIR DE CASA EM CASA, DIZENDO A TODOS QUE PASSARAM PELA MINHA VIDA QUE DEIXARAM ALGO IMPORTANTE E QUE ME FEZ CRESCER...

    BEIJÃO MILENE...

    ResponderExcluir
  7. Nossa Pétala, esse foi um dos filmes mais maravilhosos que eu já vi. Não costumo chorar em fim de filme, mas esse foi muito difícil segurar... Tenho ele gravado no meu lap top.

    Gostei da sua idéia, vou montar a minha Lista da Bota e postar no meu blog.

    Ah, um dos seus sonhos é muito simples de realizar: o laboratório fotográfico. Eu já tive um em PB, é super simples, fácil e barato de fazer. E a satisfação de ver as imagens aparecendo é realmente uma experiência que não tem preço... Também já revelei em laboratório colorido manual, é muito mais difícil e caro de montar, mas igualmente gratificante.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. não vi o filme mas sei de muitos comentarios acerca dele .
    também tenho meus desejos e o principal deles , antes de partir, voce sabe qual é .

    um beijo grande pétala !
    muito bom passar por aqui!

    ResponderExcluir
  9. Milene, querida!

    Sonhos...sonhos...
    Tenho tantos...rs

    Fiquei curiosa agora...vou ver o filme!

    Beijos

    Lia
    Blog Reticências...

    ResponderExcluir