terça-feira, 7 de setembro de 2010

...OU MORRER PELO BRASIL... OI?


Mais um Sete de Setembro chegando, renovando o espírito de patriotismo, aquele mesmo guardado na gaveta logo que findou a participação do Brasil na copa. Agora vivemos um patriotismo bem diferente... Nada de bandeiras penduradas na janela, roupas verde e amarela, não! O bacana foi o feriadão... O povo se mandou a patriotar na praia!  Eu adoraria um feriadão patriótico desses pelo menos uma vez por mês. Eita país pra ter feriado esse nosso. Graças!!!
Mas hoje nem estou muito afim de politicar. Ah, isso cansa! Vou guardar minha porção patriota pra usar em outubro (embora pareça estar mais perto chegar dezembro do que outubro... oh eleição que não passa!). Quero mergulhar nas frivolidades. Adoro frivolidades. Hoje exercitei minha paciência, sentadinha numa cadeira desconfortável de um consultório médico, das 6 da tarde até as 10 da noite, quando enfim fui atendida. É uma belezura! As pessoas, todas falando ao mesmo tempo, é óbvio, contando suas mazelas físicas que são sempre piores que as dos outros. Uma senhorinha de 87 anos, desconfortável numa cadeira de rodas, só conseguiu ser atendida antes de mim, que fui a última. Judiação! Ah, quanto a consulta, a angiologista me pediu uma duas ultrassonografias da perna direita (a rebelde) e uma da perna esquerda (a racional), passou um remedinho paliativo e fez o pedido universal de todos os médicos que me atendem, sejam qual for sua especialidade: Milene, você tem que perder peso, caso contrário vai ser complicado melhorar. Putz! Estou até com medo de voltar ao oftalmologista, porque só falta ele me dizer que minha íris está com sobrepeso. Aí lascou! Emendei um “podexá”, e falando pra mim mesma que depois teríamos um papo sério em frente ao espelho. Eu que me aguarde! Estou furiosíssima com minha própria non sense. Aí, já passando das 10 da noite, mãinha e eu ficamos a espera de um milagre, digo, de um táxi, sentadinhas em um banco na parte externa do hospital. Após séculos de tentativa, enfim conseguimos que um taxista atendesse e concordasse em vir nos resgatar. Pra completar o quadro, a energia elétrica foi-se! Um breu descomunal, pois o gerador do hospital só ilumina a parte interna, e nós duas ali, meio desamparadas, sem nada pra fazer a não ser esperar a cavalaria. Rimos muito da situação e minha mãe sugeriu que dormíssemos no ‘banco da praça’. Tem um senso de humor sobrecomum a Dona Lourdes, e excesso de amor, diga-se de passagem!
O mais bacana disso tudo foi ter chegado em casa. E fiz um carinho no meu espírito ouvindo trocentas vezes músicas do novo cd do Djavan (Sugestão do meu amigo blogueiro Uelton – obrigada, querido!), redundante dizer que o cd é incrível! Djavan é incrível! Me emociona facinho... E depois desopilei o fígado (ainda se usa esse termo?) gargalhando com o Stand Up do Márcio Américo, Maconha versus Álcool, by You Tube (sugestão da Simone – obrigadinha, moça!), hilário! E agora finalizo a noite ouvindo meu muso Diogo Nogueira. Que homem lindo é esse, nossinhora! E canta muito!
Frivolidades à parte, vou-me! Se faz tarde. Amanhã todos atentos à TV para ver o desfile oficial em Brasília, com todas aquelas novidades que o povo nem desconfia: Esquadrilha da Fumaça, casal Lula da Silva acenando e sorrindo, etc. Coisa mais linda!
Torço mesmo pra que a inédita pirâmide humana do Batalhão da Polícia seja bem sucedida e ninguém despenque... O público presente vai detestar que isso aconteça.

Beijos patriotas, brava gente brasileira!

17 comentários:

  1. - Já disse que é um prazer ler teus textos?
    - Disse, sim... mas deixa-me repetir:
    - É UM PRAZER LER TEXTOS COMO OS TEUS!
    - E esse, em particular, merece as maiúsculas e o exclamativo. É estimulante, leve e bem temperado. Parabéns!
    - Ah, sabe aquelas letrinhas tortas que a segurança do blogger exige que a gente digite para enviar comentários? Pois é... coincidência ou não, estou lendo ali em baixo: "grato". Muito apropriado...
    - Bom feriado, Pétala... pra você e pra dona Lourdes.

    ResponderExcluir
  2. Aproveite o feriado,divirta-se.

    Beijinho.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Pétala!
    A sua definição foi perfeita, nunca tinha lido algo melhor que "patriotar na praia". Não sou hipócrita, adoro feriados, mas...
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  4. Seu texto é sempre muito inteligente e verdadeiro. Adoro amiga!Aqui tá uma chuvarada danada. Vou ficar quietinha em casa.
    Durante muito tempo fiquei pensando que se tivesse nascido em 7 de setembro seria independente rs...Nasci no dia 8,quase! kkkk
    Montão de bjs e abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá moça!

    Aqui em São Paulo o patriotar na praia não deu muito certo, o temppo virou já na quarta-feira, então todo mundo na em casa sentadinho.

    Não é casal Lula da Sila e o trio Lula da Silva..

    Bom Feriado, moça, Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Posição...Sentido! (KD o emoticon apropriado pra eu colocar aqui, agora??? aff)

    Como boa patriota que sou, amiga, vim dizer que adorei esse teu texto, ri muito mas muito mesmo com ele, e li para todos aqui em casa.
    Parabéns, tu é sempre fera.

    E já que todos tb estão te dando 'sugestões' aqui, fiquei com ciúme e quero EXIGIR que vc veja meu blog

    http://botoeseanjosmimos.blogspot.com

    Não deixe de ir ver, please...é muito importante, sério, revelador...etc, etc...rs

    Mi,

    é impressão minha ou vc está
    ARREBENTANDO UM CORAÇÃO por aqui, hein, amiga???

    Sei não...rs

    E ele é legal pacas (ainda se usa esse termo, cê sabe me dizer? alguém me ajuda...)

    Beijosssss pra ti, linda.

    te espero lá, no bloguinho dos meus scraps, e aproveita e veja tb se der tempo o restante das minhas porções arteiras...vc tem muito bom gosto e acho que vai gostar.

    Grata pelo abraço de conforto, viu?

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    É uma data importante,bela festa e delícia de feriado,porém,a independência vai além.
    O país digno para seus cidadãos é a expressão de um patriotismo.É diário e deveria ser de coração e não por circunstância.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente, grande partedas pessoas se vê patriota e tempo de Copa do Mundo. Nos outros 3 anos e meio nao tão nem aí pra nada, a não ser claro, o BBB e "M" afins. Tem texto novo no Sub Mundos. Bjus.

    http://submundosemmim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Brava gente brasileira!
    Apesar dos pesares...

    Poxa, se eu soubesse que seria citada em seu texto, teria indicado um vídeo mais sóbrio, que arremetesse a realidade de minha séria postura diante de papos que temos no ICQ...

    Linda rosa juvenil do meu amado e tão criticado Brasil, suas crônicas, sempre carregam humor, inteligência, sensatez e coerência.
    ( pra rimar com inteligência )

    Beijos !

    ResponderExcluir
  10. Olá minha querida e sensível amiga Pétala-Rosadinha, pois é, hoje o grande momento de civismo, que o Brasil está precisando muito, que o nosso povo se inspire e seja patriótico e inteligente nas eleições que se aproximam. Obrigado pelos sensíveis e inteligentes comentários lá no dimenor.

    forte abraço

    C@urosa

    ResponderExcluir
  11. Ainda bem,deu tudo certo na pirâmide humana e nos consultórios, tudo ficará igual, esse "belo" atendimento...um beijo, lindo dia,chica

    ResponderExcluir
  12. Querida amiga Pétala...

    Quais frivolidades! É o dia a dia onde todos nós facilmente nos reconhecemos.
    Por mim falo... ir ao médico é chegar com queixas e vir de lá carregado de doença que nem sabíamos que existia. Atendimento em consulta, aqui é igual. Deviam logo à entrada nos dar qualquer coisa para amenizar a danada da paciência que é preciso ter.
    Saudades de por aqui estar ainda levo, mas aos poucos vou dar um jeito de ir arranjando o tempo que teima em me escapar.
    Bj. carinhoso e meu kandando a atravessar tanto mar...

    ResponderExcluir
  13. Minha minina-ternura, amada!
    Como adooooro ler essa sua doce e sempre verdadeira, inteligência bem-humorada... Quer vir prá cá? Em tempos de semi-estaleiro (será que isso existe?rsrs)ainda não fui liberada prá me manter na conserva/ enxuta... preciso contar quantos kgs de sobrepeso (ui que horror) estão grudadinhos nesse corpinho (só forma de expressão rsrs) bonito por natureza? Conto nauuuuummmm!!! Vou abrir um SPA sobreviventes de médicos, cirurgias, consultas e afins... Vem perfumar ele, vem!!! Amigamada solidária até emagrecer o último kg (só D'US sabe quando rsrs). Mas hoje, só por hoje, não tem jeito... Mando beijuuss, especialmente doces, n.c.

    www.toforatodentro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Alô, minha amiga de quem sou orgulhosamente estragadora...

    Estou elendo teu texto e adorando a parte da espera no hospital, é tudinho igual, menina, só muda de endereço...rs

    Já está pronto o seu outro scrap, quando der, passa lá no meu rincão e troque por esse, ok? Penso que ficou um pouquinho melhor.

    Mas não é que já vi outra foto sua ainda mais dengosa por aqui???...
    Ah, mas o teu admirador secreto vai amar, ah, se vai!!!

    quer saber quem é ele que acho que gamou pra valer em ti?

    Conto não...
    Tenta advinhar amiga, vai que ele é tímido e fica com vergonha por ver revelado descaradamente aqui seu segredo mais recôndito...rs

    Deus do céu, daí ele é que vai ficar rosadinho...aff

    Até logo, amiga, com mais novas...

    Beijosss

    ResponderExcluir
  15. Para o Brasil do jeito que está, haja patriotismo.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  16. ôh amiga, vim agradecer sua presença no meu niver e as palavras tão doces e carinhosas, você é muito especial. Obrigada de coração. Montão de bjs e abraços cheios de ternura

    ResponderExcluir
  17. Pétala fofura Rosadinha, passei pra te deixar um super beijo e desejar um lindo fim de semana.

    com carinho

    Lu C.

    ResponderExcluir