domingo, 17 de outubro de 2010

BREVE HOMENAGEM

Normalmente eu postaria esse vídeo lá no meu caçulinha, o Relicário... Por favor quem ainda não conhece, siga aonde vão meus pés (obrigada Nando Reis, por colaborar comigo quando me faltam as palavras). Mas hoje seria aniversário do meu velho, meu querido velho, que faria 71 anos, não ia me contentar em publicar um vídeo pra ele e pronto! Sobre meu pai as palavras saltitam feito pipoca.
Aí fiquei matutando sobre o gosto musical dele, pra colocar algo especial aqui. Mas era muita coisa. Papai ouvia tudo, desde que o refrão não fosse “iaiaiá, ioioiô Salvadô” (ele falava que as músicas de axé só diziam isso na letra). Na sua discoteca tinha Ray Connif, Frank Sinatra, Roberto Carlos (eu adorava ouvir os LPs da época da Jovem Guarda), Gilberto Gil, Julio Iglesias, Caetano, Djavan, Paulinho da Viola, João Nogueira, Agepê, Alcione, Simone... Ah, ficaria aqui horas listando o que ele ouvia com freqüência. Mas tudo que citei é bem vivo na minha memória, porém nada me faz lembrar mais dele do que Altemar Dutra. Funcionava assim: Na hora da novela,  colocava a caixa de som na calçada, num volume tolerável, a tocar Altemar Dutra, entre um cigarro e outro, horas conversando com os vizinhos, hora apenas sentindo a música. Dia após dia, o moço musicalizava a vida (dele e nossa). E assim aprendemos a gostar, a nos emocionar com aquele vozeirão. Muitas noites ficávamos largados na calçada, bebendo vinho, madrugada afora, música baixinha (meu pai a essa altura roncava), com esse som, entre tantos outros. A rua um deserto só, o dia amanhecia e chegávamos vivos, imunes a qualquer perigo. Não é incrível??? Agora estar vivo é um constante perigo... Mas deixemos pra lá essa realidade tacanha.
Garimpando no bom e velho You Tube, encontrei esse vídeo, cuja qualidade (ou falta dela) é evidente. Mas não haveria outro mais fiel na missão de homenagear Seu Luís. Essa música e ele se confundem. E se querem saber, ainda hei de encontrá-lo seja lá onde e quando for e vou dizer-lhe umas verdades por ter me transferido assim tanta sentimentalidade.
Paiê, podia ter maneirado um tiquinho só!

Mas tudo bem, aceito a missão. Sentimental eu sou, eu sou demais...

33 comentários:

  1. Seu pai... não o conheci, mas teria gostado dele. Menina de sorte!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá,querida!

    Que lindo!Quanto sentimental!

    Temos ligaçoes né? Minha mãe escutava discos de vinil do Altemar Dutra em toda a minha gestação. Sempre gostei dele ,e só fui saber o "porquê" depois de adulta...rs.

    Beijos e muito sentimento bons!

    ResponderExcluir
  3. - "Seu" Luís está agora papeando com o Altemar. Se vc prestar atenção, vai ouvir a voz meio desafinada de um em dueto com o vozeirão do outro; e nos intervalos, os dois exaltando filhos e fãs, cada um mais orgulhoso e exagerado do que o outro:
    - Eu não disse que ela ia se lembrar de mim?
    - É... mas ela se lembrou de mim, também...

    - Inda bem que "seu" Luís não maneirou. Um grande abraço, moça.

    ResponderExcluir
  4. Que bonita a homenagem ao seu pai!
    Aonde ele estiver, ele deve ter recebido esse seu carinho com muita felicidade.

    lindo post.

    ResponderExcluir
  5. Que lindahomenagem ao teu pai! Um lindo domingo,beijos,chica

    ResponderExcluir
  6. Linda homenagem...belas lembranças..como tbém é bela a canção..

    Feliz Aniversário para seu Pai... no céu..Junto com Altemar e outros cantantes


    beijocas


    Loisane

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pro Papai... onde quer que esteja!!
    beijos anônimo

    ResponderExcluir
  8. Deve estar sorrindo com essa homenagem...rsrsr Afinal, sorrir era com ele mesmo.

    Tio Luíz, saudades!

    ResponderExcluir
  9. Olá Mi, querida amiga!
    Com o tempo escasso, mas vendo o título de tua postagem, tive que vir.
    Não preciso dizer mais nada, senão o que me emocionei muito e compreenderás com certeza.
    És amor!

    Beijo e kandandos meus com muito carinho

    ResponderExcluir
  10. Sr Luis é desses! A música tem esse dom de deixar tudo pra sempre em nós.

    Me emocionei com seu pai, ele deve se dar muito bem com meu lá em cima.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Milene!!!

    Assim não podeeeeeeeeeee

    Por que também a vida faz isso com a gente???
    Por que também eu não nasci tua irmã, amiga do meu coração??

    Nossa, estou em lágrimas NESTE MOMENTO pela enorme coincidência do modo devida em que fomos criadas!!!

    Seu Luís, receba um respeitoso beijo de filha, de onde o senhor estiver, viu? O senhor foi um pai que toda filha gostaria de ter!! Meu pai é semelhante, poderiam ter sido irmãos..........
    Mas tb quem garante que não foram/não são?????????

    Por isso, Milene, eu o parabenizo e louvo a Deus por ele

    TER ESTRAGADO TANTO VOCÊ!!!

    *Murmura o Mar...
    *A Pretendida...

    todas, todas eram presença constante, diária lá em casa.

    (Pera, que vou buscar meu lencinho, bordado pelas mãozinhas de fada, ou seja, eu!rs)

    Mi,

    nem preciso dizer :

    QUE BELA RELÍQUIA!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Milene, demorei, mas olha que surpresa agradável voce falando de Altemar Dutra, na minha opinião, uma das vozes mais bonitas do Brasil.
    Então por este post tão lindo, vou te dedicar um poema, já que tem essas feições orientais, menina Milene!

    FLOR DE LÓTUS

    São Lótus sublimes, de flores formosas
    Da mística beleza, lindas, ornamentadas
    Das cores vivas, vivas, esplendorosas
    Nascidas das preces, lindas, agraciadas

    É Flor de Lótus, singela e deslumbrante
    Luzes das almas, na terra que aparece
    Dos êxtases búdicos, etéreo e cintilante
    Adorna um corpo, divino, fulcro celeste

    Vejo-te, excelsa nas graças e advindas
    Das plenitudes, que em graça ora aparece
    Nascida de flores sublimes, e que tão lindas
    Que em tua alma transborda e te reveste

    E assim te vejo florida e tão gloriosa
    Envolta em Lótus, que tua beleza emana
    Luzindo n’alma, de luz esplendorosa
    No êxtase bendito sutil do teu Nirvana!


    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Milene!
    Ficou ótima a homenagem, não tenho dúvidas de que ele adorou!!
    Bjs!
    Rike.
    P.s.: nem leu o post "Vida numa Semana", no qual cito o seu nome, né?

    ResponderExcluir
  14. Que incrível não é Milena? Estava eu a comentar no blog do Alexandre qdo parei bem no teu comentário, já te aconteceu isto? Não resisti, e vim ver o teu cantinho, bem voltando ao post adorei pois meu pai tb gosta muito de Altemar Dutra e te digo que ouvi muito, mas na minha opinião não é sacrífio nenhum, kkk, bela homenagem ao seu pai tb, bjss de alegria....

    ResponderExcluir
  15. Smepre é bm homenagear.

    Bjs.
    ____
    Não suma "lá de casa" seu lugar é insubstítuivel.

    ResponderExcluir
  16. Olá Moça da madrugada.

    Linda homenagem, tentei imaginar a cena do seu pai escutando música com a vitrola. Esta cena daria uma bela fotografia, ah como daria.

    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Olá, hoje com um pequeno tempo, estava eu a passear e encontrei este cantinho, que maravilha, aki tem muitas sementinah do bem, levo e vou fazer germinar, adoei e te sigo e te persigo, volto a te ler, obrigada pelos momentos que aki passei.
    com carinho
    Hana

    ResponderExcluir
  18. Belo post, parabéns...

    Muito bom seu espaço, fiquei feliz por conhecer...

    Muito bom!

    Conheça o meu...
    http://mailsonfurtado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Olá, Milene,

    Bela homenagem ao seu pai. Ele tinha o gosto musical bastante apurado.

    Abraços e ótima semana.

    ResponderExcluir
  20. Linda homenagem!
    Como eu teria assunto para conversar com seu pai.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  21. Olá querida e sensível amiga Milene, bela homenagem, meu saudoso pai, também gosta do Altemar Dutra. Saudade, Saudade...

    forte abraço

    C@urosa

    ResponderExcluir
  22. Milene,

    Botões Madrepérola, Anjo de Prata, Scraps...

    Todos estão tristinhos...snif...por que será????

    Te esperamos, moça ocupada@!!rs

    ResponderExcluir
  23. Que linda homenagem,acho que a boa música, não tem tempo, é eterna, e o bom gosto musical deve sim ser relembrado,quanto ao seu pai....bela lembrança.Beijos

    ResponderExcluir
  24. NOSSA QUE LINDO...O MESMO CARINHO ..AMOR E BRONCA GUARDO PARA O MEU TAMBEM QUANDO CHEGAR LA ONDE SEI QUE ELE ESTARA ESPERANDO E MAL SABE ELE DA BRONCA QUE VAI LEVAR POR TER IDO DE SURPRESA COM 59 ANOS E DEIXADO TANTO A VIVER ..SOFRO PELA FALTA QUE FAZ A MIM...MAS MAIS FALTA QUE FAZ AOS MEUS FILHOS QUE NÃO TIVERM A SORTE DE TE LO HOJE NA MOCIDADE PRA ENSINAR TANTAS CANÇÕES..DO ROBERTO DO ALTEMAR TAMBEM ...ELE GOSTAVA DAQUELA "BRIGAS"GOSTAVA DE GONZAGÃO E FAGNER ENTRE OUTROS....TAMBEM TINHA O COSTUME DE OUVIR UM RADINHO DE PILHA NA CALÇADA ..SERIO LENDO SEU JORNAL..OUTRA HORA SOMENTE DE PERNAS LEVANTADAS NUM PILAR QUE MESMO DEPOIS DE UMA REFORMA MINHA MÃE CONSERVOU ATÉ HJ...MEU PAI FARIA TAMBEM 73 ANOS FEZ QUERO DIZER...E DEVE ESTAR SIM ENTRE OS PAIS QUE DEIXARAM HISTORIAS SAUDADES E AMOR PLANTADO PELA TERRA ASSIM COMO O SEU ..ESSE QUE VOCE DEFINIU TÃO BEM NO TEXTO.. BJS E PARABENS PRO SEU PAI QUE SEI QUE LEU ISSO QUE VC ESCREVEU...TENHO CERTEZA ..
    OTILIA LINS

    ResponderExcluir
  25. Teu pai e eu seriamos bons companheiros com certeza. Gostei de vir aqui. Você minha flor escreve muito gostoso. Continue comigo e com o meu amigo Caurosa, afinal somos alvinegros como você. Não desista da gente. Beijo

    ResponderExcluir
  26. Muito linda essa sua homenagem... Tem texto no Sub Mundos.

    Bjushttp://submundosemmim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Milene, cheguei a tempo de ler esta homenagem lindíssima a teu pai, que deve estar muito feliz em ver essa filha dedicada e prestimosa como tu lhe oferecendo notas musicais em voz de Altemar Dutra.

    Você é mesmo um anjo!

    meu afeto caríssima

    ResponderExcluir
  28. Milene,
    Apesar de chegar tarde, fica o meu apreço pela linda homenagem que faz a seu pai.

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  29. MILENE SEGUE MEU BLOG...DEMAIPRAMAI.BLOG.SPOT.BR
    VOU GOSTAR DA SUA OPINIÃO ..BJS
    OTILIA

    ResponderExcluir
  30. MILENE O LINK É http://demaipramai.blogspot.com/
    ESSE AI OBRIGADA PELA ATENÇAO BJS..VAI SER POSTADO UM CAPITULO POR DIA ...EMBORA MEUS FILHOS JA ESTÃO TODOS MOÇOS MAS ESSE LIVRO HOJE BLOG FIZ HA MAIS DE 10 ANOS 15 PRECISAMENTE..VOU POSTAR VE SE GOSTA QUERO SEUS COMENTARIOS BJS
    OTILIA

    ResponderExcluir
  31. Bonita homenagem.Esteja ele onde estiver certamente que estará todo orgulhoso de você.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  32. que lindo teu texto/homenagem.
    que bom ler voce.
    Maurizio

    ResponderExcluir
  33. MIlene

    o blog da Otilia

    http://demaipramai.blogspot.com/

    beijocas

    Loisane

    ResponderExcluir