quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

ABRAÇOS RETROATIVOS, TCHÊ!

Ah, a blogosfera! tantas surpresas me reservou nesse primeiro aniversário do meu canto vermelho. Sim, caros amigos, dezembro é o mês de aniversário do Inquietude. Brindemos!
Nada melhor do que comemorar essa data, cujo dia exato I don't remember, tratando de uma das mais belas surpresas a qual me deparei no comecinho das minhas andanças por essas bandas. Um certo dia entrei sem ser convidada e me pus a ler as peripécias do negro Pedro na tentativa alucinada de alcançar sua biscate, Biatris. Me encantei com as personagens, tanta veracidade, nenhum pudor, nada de mocinhas e heróis. A cada postagem meus lábios se afastavam mais um do outro, tal era o fascínio que me provocava.
O texto que estão a ler, caros amigos, não se trata em absoluto de tecer concepções acerca do estilo literário do moço. Jamais teria tamanha presunção e competência. Não há nessa que vos fala a mínima técnica ou observação crítica ao comentar coisa alguma de quem quer que seja. Há apenas a leitura sob o olhar do sentimento, de como absorvo o que leio, ou não. E no que compete ao que comecei a degustar a partir das aventuras de Pedro, foi amor à primeira passada d’olhos. Estava diante de um escritor, exímio, cheio de artimanhas na composição de seus textos, nos remetendo a compartilhar de cada detalhe da história com um realismo estupendo.
Um tanto redundante essa conversa, é bem verdade, já que uma merecida e belíssima homenagem lhe foi feita lá no Balaio da Si, sob o olhar e palavras de alguém que percebe a literatura como poucos. Peço licencinha à Simone para roubar seu tema e postar minhas palavras inquietas. Não o faço apenas pelo tanto de admiração que tenho pelo sujeito, mas porque descobri Quase Sem Querer que foi seu aniversário recentemente, mais exatamente em 19 de novembro. Bem tentei me aquietar e não escrivinhar nada pro guri. Bem pensei que daqui a pouco esses meus textos ‘homenageativos’ descolorirão e se consolidarão como pura bajulação. Ainda me ponho a divagar sobre esse meu estado de ‘fofice’ ao extremo, se já não ultrapassou o limite do carinho e tornou-se um constante bajular. Coisas das inquietações gritantes de Milene e seus sentimentos vis, reparem não!
O fato é que não consegui conter as palavras que vão sem que eu as impeça. E falar de alguém que se gosta e admira é sempre melhor que falar de nós mesmos, penso eu. E quis sim dizer pro guri que é por ter esbarrado em pessoas como ele que isso vale a pena pra caramba, tchê!
Certa vez me perguntou:
- O que espera que me aconteça como escritor, Milene?
- Que tu escrevas muitos e muitos livros. Que tenhas teu talento reconhecido, que todo mundo saiba quem é Léo Santos!
É bem assim.
Bah, guri! Quisera eu impedir que toda a vileza do mundo sequer se aproxime de ti.
Que a inspiração esteja sempre por aí, tua inseparável companheira e comparsa.
Me permite um devaneio? Quando eu estiver nas minhas andanças à procura do por-do-sol perfeito e passear na terra de Quintana e Léo Santos, quem sabe os deuses estarão na plenitude do seu bom-humor e conspirarão para que uma turnê do Djavan esteja acontecendo justo aí, já pensou que massa? De forma cavalheiresca o guri teria que me oferecer sua companhia.

Te envio agora meu abraço... Relaxado!


16 comentários:

  1. Uau... que coisa mais linda,talvez, eu devesse esperar, educadamente, o homenageado comentar primeiro, mas eu, não resisti ver tanta beleza e carinho em forma de palavras.
    Estamos vivendo e vendo de perto ou quase de perto o surgimento da ERA LÉO...

    Daqui a pouco o Brasil será conhecedor desse talento e nós, ficaremos todas bestas, lembrando do tempo em que ele nos dizia: Relaxa!

    "Upa neguinho na estrada, Upa! pra lá e pra cá... viiiiiiiixe, que coisa mais linda! Upa, neguinho começando a andar e ganhando a alma de todos nós!

    Parabéns Milene, como e.e.cummings disse: vc nos abre os sentimentos pétala por pétala e vai fundo "Ninguém nem mesmo a chuva tem mãos tão pequenas"

    Beijo os dois!

    ResponderExcluir
  2. Você que é muito fofa!
    Gracinhaaaaa!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Memem,memada minha (tá bom... nossa!)Nada como em mais uma madrugada insone ficar alerta (mais ainda?!)com esse despetalar perfumador (bajulação? confetes?Tô nem aí...tô nem aí...vou morrer assim!!!)pro seu, da Si (e só um cadiquim meu)guri! E se um dia, um diazinho sequer, deixar de lado esse seu ladim minina-ternura, doce (que faz uma questão de se dizer agri rsrs)de ser: "eu prendo e te arrebento", visse? Já inté divia ditê feito...pq cê foi goísta de num presentá o Guri prá nóis (eu o conheci, graças a bondade generosa da Si)rs
    Perfumadora, lá no Rio Grande do Sul, penso eu que quando esse mininu "absorler" essas palavras, vai ter um piripaqui!
    Beijuuss de boa noite (melhor dizendo booooommmm diiiiaaaa) n.c. Inté

    ResponderExcluir
  4. Léo é muito bom mesmo.Merce o carinho e muito sucesso! beijos,chica

    ResponderExcluir
  5. Olá, Milene!
    Parabéns pelo aniversário e espero que continues avermelhando nossas vidas por muito e muitos e muitos anos ainda!!!!!!
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  6. - Parabéns retroativos ao Léo e proativos ao Inquietude, que completará um ano no próximo dia 12 - exatamente duas semanas antes do aniversário dos Sete Ramos! E, moça, não desfaça tanto da sua capaciddade literária. Sei que não é falsa modéstia de sua parte; você simplesmente não conhece seus dotes literários. E não precisa acreditar neste bruxo velho: pergunte a quem entende do riscado.
    - Abração, Mi.

    ResponderExcluir
  7. Mi....
    "AvacaÇÁ"..... avá...!!!!
    Tbém se não querê nem vá....
    Tatto

    ResponderExcluir
  8. Recebi o teu abraço.

    Beijo e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  9. Memem

    tô fazendo cara de tonta..."num intindi" seu recado no meu blog
    ms senti seus apertos...toda roxa de novo..que bom...


    Parabéns pela vermelhidão...

    beijocas

    Loisane

    ResponderExcluir
  10. LI ALGUNS TEXTOS POR VER COMENTARIOS EM OUTROS BLOGS SOBRE LE...E GOSTEI DO QUE LI ..VOU LER MAIS POIS QESTOU ATROPELADA DE TANTO CACHORRO QUE APARECEU NO MEU BANHO E TOSA SRSRSR ..MAS VOU LER..QUANTO AO INQUIETUDE..MENINA...ESSES DIAS EU INDIQUEI SEU BLOG PRA UMA AMIGA EM SP FALEI DO SEU E DE OUTROS QUE GOSTO ..MAS FALEI ...INSENSATEZ SE ACHA??MEU PAI TO CADUCANDO ;;;;;INQUIETUDE ,..LEMBREI JA DEITADA LEVANTEI POIS TAVA INQUIETA ATRAPALHANDO SONO ALHEIO E FUI LA LIGUEI PC E DISSE A ELA..INQUIETUDE NÃO E INSENSATEZ SRSR SRS ELA MORREU DE RIR ...MINHA AMIGA FATIMA ..QUERIDA PARABENS INQUIETOS PRO CE E SEU BLOG AMO VERMELHO AMO INUIETAR AMO O CE MEMEM QUERIDA ...
    OTILIA

    ResponderExcluir
  11. Nunca se furte de escrever, Milene, por achar que vão pensar o que quer que seja! O retrospecto lhe é favorável. E me solidarizo nas felicitações atrasadas ao aniversariante!
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  12. ♫ Parabéns pra vc... nesta data querida...♫
    Milene, a moça das palavras certas!... continue sempre assim, viu? beijos de seu admirador ex-anônimo Luck

    ResponderExcluir
  13. Memem

    briguei com o Tato que deixou vc parcendo o Falcão na homenagem que fez pra voce...
    e qual minha surpresa??
    sua foto de perfil igualzinha o Falcão...kkkkk


    beijocas Linda


    Loisane

    ResponderExcluir
  14. oieee..
    vim dar parabéns pra sua casinha...
    que venham muitos outros anos e que eu esteja por aqui sempre acompanhando suas inquietudes...
    bjo Memem linda..
    Boa noite.

    ResponderExcluir
  15. Memem

    Você precisa me amar
    Porque eu te amo..mesmo que sua foto tava parecendo o Falcão...
    E o Tatto ainda encheu você de laço...
    Essa aí tá muito mais linda...

    Beijocas

    Loisane

    ResponderExcluir
  16. Bah... E agora?... O que hei de dizer, guria?

    Há, por aí,
    muitos que
    não são nada!
    Porém, poucos
    são tão nada
    como eu!

    Lendo tuas palavras - e ficando com cara de besta - não consigo me imaginar esse artista que dizes, até abri o blog e li um texto pra ver onde estaria isso tudo e, sinceramente, não vejo nada ali que não possa ser encontrado aqui, como em todos os outros espaços bacanas dessa gente tri legal que faz a vida inteligente da blogosfera! Muitos destes aqui estão te parabenizando, pois, mereces - tu sim mereces - mil e uma homenagens, pelo coração enorme que possuis, guria, adoro ser teu amigo... Adoro ser tudo o que quiseres que eu seja... Bem sabes!

    Um abraço!

    ResponderExcluir