sábado, 5 de março de 2011

Mas, heim?





Mais de um ano após cortar a fita de inauguração desse inquieto canto, ainda me vejo meio perdida em relação a determinadas situações na blogosfera. Gosto de observar as coisas nos míiiiinimos detalhes, feito fazia aquele personagem cujo programa eu nem lembro.

Questiono se aqui não se aplicam as mesmas regras implícitas de conduta usual no mundo lá fora. Regras de conduta é um termo um tanto forte, principalmente pra mim, uma completa repudiadora dos ditames. Se trataria talvez de regras de boa convivência, como Regina esmiuçou em postagens atrás lá no Divã. Tem coisas que não compreendo, outras não me esforço em nada pra compreender e algumas me incomodam um pouco. Os caçadores de seguidores, por exemplo, são engraçados. Recados do tipo “oi, estou te seguindo, me siga também” ignoro por completo. Não estaria implícito que, ao constatar a presença de um novo seguidor, a pessoa vá conferir o canto do fulano e caso se agrade, puxe uma cadeira e sente para um cafezinho? Onde está a necessidade de se exigir ser também seguido, oras? Isso me remete aos apresentadores de TV que insistem em dizer a todo momento: “ainda hoje, você não pode perder”. Me consome a vontade de estar à frente do sujeito e dizer-lhe: “cara, deixou escapar uma excelente oportunidade de ficar quieto, eu tanto posso perder, como vou te desligar em três segundos”... Mas tudo bem, inconvenientes assim só reparo de soslaio, sorrio e aceno. O sujeito quer 49.832 seguidores a qualquer custo, pouco importando se gosta ou não dos lugares os quais visita. Eu tenho 130 e me dá uma aflição daquele monte de gente me olhando, feito peças de decoração, enquanto seguidores mesmo são uns poucos e bons e desses não abro mão de jeito nenhum! Pra ser sincera, até o título “seguidores” me soa estranho. Parece coisa de seita radical, sei lá... Tem outro nome mais bacaninha não?

O ponto principal de minha inquietação é em relação aos comentários. Adoro ser comentada, vou mentir dizendo que isso não me importa? De jeito nenhum! Gosto quando me lêem e opinam sobre os textos, embora não seja essa a finalidade dos meus escritos. E quais seriam tais finalidades? Não me façam perguntas difíceis. Escrevo e pronto. Sou da turma dos Sem Compromisso, como perfeitamente diagnosticou o Leonel. É bom perceber que alguém atentou ali, minutos a fio,   minuciosamente lendo o que nos esmeramos a postar, seja lá qual for o tema. Mas, na mesma proporção, é chato pra dedéu constatar certos comentários como uma espécie de obrigação, deixando evidente sequer ter se inteirado ao conteúdo da postagem. Acho isso de uma falta de delicadeza absurda. Mas se trata apenas de uma opinião, jamais a verdade absoluta. Ainda no campo dos achismos, observar que espécie de sentimentos exprimem as palavras alheias antes de expor qualquer comentário seria no mínimo respeitoso. Do contrário, para recadinhos fofos existe o Orkut e sites afins.

É bem verdade que isso na maioria das vezes acontece porque o fulano de tal tem uma legião de seguidores (olha a famigerada palavra aí de novo) e se vê na obrigação de ser atencioso com todos. Para isso sai em peregrinação virtual, de blog em blog, distribuindo acenos e fofurices. Não seria isso um crime hediondo, jamais. Não há a necessidade de se sair nesse momento em desabalada carreira para o aeroporto, a fim de pedir asilo bloguístico na Líbia. É apenas um pouco de bom senso a sugestão. Não leu a postagem, meu bem? Leu e não curtiu a leitura? Diga isso lá ou então saia de fininho, não há mal algum nisso. Um amigo, cá da minha terra, ao ser colocado a par de certa determinação informal, de pronto questionava: “me mostre a placa em que está escrito isso”... É mais ou menos essa a analogia, não há placas, não há regras ou obrigações. O que há, ou deveria haver, era o tal do simancol com uma pitadinha de cumplicidade. Usar de empatia para com a pessoa e tratá-la como gostaria de ser tratado. Isso se aplicado em várias situações da vida funcionaria que era uma beleza, evitando um tanto de contratempos.

Acabou-se o assunto, o qual refletiu apenas de um ponto de vista de minha pessoa. Não mudará em absoluto o sobe-e-desce das bolsas de valores ou coisas do gênero e o Kadafi certamente não renunciará tocado pelas minhas palavras. Que pena!

Até.



17 comentários:

  1. Memem

    perfeito
    é assim...simples assim...porque complicar???
    azedar???falar mal??

    beijocas


    Loisane

    ResponderExcluir
  2. Memem amada onde eu assino?

    Perfeito tudo aqui escrito...
    concordo em numero gênero e grau...

    beiJOS concordativos totais...

    ResponderExcluir
  3. É muito estranho isso mesmo. Não gosto daqueles que entram só pra deixar recadinhos e nem dos que entram, sem "entrar" realmente no clima. Mas sigo em frente e vou indo, afinal, quem me obriga estar aqui? Ninguém, então fico apenas porque gosto muito de estar aqui e dos amigos que se faz. O resto, são acessórios que vem junto, como em todos os lugares.

    Linda postagem. Objetive e madura.beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. “seguidores” me soa estranho. Parece coisa de seita radical, sei lá... Tem outro nome mais bacaninha não?...

    Algum tempo atrás, eu seria linchada por dizer isso...

    Mas, lembra do - Me lamba que eu te lambo? Creio que é essa 'lambeção' gera a falta de interesse e o excesso de fofurices

    Quanto aos MIMOS,gosto do carinho das pessoas, mas, não das regras.
    MiRlenA, nunca escrevemos para guardar, então, logo temos a pretensão que nos LEIAM.
    Aproveito seu espaço com grande números de seguidores para pedir que visitem meu...hahahaha BRINKS
    Quando eu ficar famosa com meu café, vou te contratar pra descer a lenha por mim. Porque voce sabe do meu jeito favelado ser, nunca eu conseguirei escrever com tanto glamour. SOUSUAFÃ.
    Bejos.[postado por Si Fernandes ...rs]

    ResponderExcluir
  5. - Um bom comentário deve ter:
    1. Conteúdo com substância. Carga útil. Informação e opinião. Tudo isso, obviamente, relacionado diretamente ao assunto do "post".
    2. Saudação final, concisa e breve, por uma questão de educação.

    - Dispensam-se:
    1. Saudações iniciais ("Bom dia").
    2. Material tipo ctrl+v (colas).
    3. Conteúdo anódino ("Estive aqui", "Estou te seguindo").
    4. Proselitismo político ou religioso, "spams", mexericos e conteúdos não pertinentes à matéria do "post".
    5. Injúrias, palavrões, difamações ou falsidades.

    - Quando se comenta postagens de amigos, essas "regras" são muito mais flexíveis, e é por isso que eu posso me arriscar a fazer um comentário tão extenso e didático. Que seja de bom proveito para os neófitos.

    - Abraços e beijos, dona do "Inquietude"!

    ResponderExcluir
  6. Essa é a Milene que eu conheço (ou penso conhecer)!
    Não manda recados, direta, e não deixa passar nada!
    Podia passar batida, fingir que não viu, mas não!
    Ela vem pra cima, enquadra e cobra a atitude! Eita, galeguinha invocada, Sô!
    Mas falando sério, eu assino embaixo de tudo o que ela disse, só que as vezes não tenho coragem de por em prática! Finjo que topei e depois caio fora à francesa!
    Valeu, Mi, mais um show de autenticidade!

    ResponderExcluir
  7. A/C MilenA

    Seita Seguidor C.O.:- *A-V-A-C-A-G-Á*

    Att. Tatto

    ResponderExcluir
  8. Cada um com sua opinião, cada um com sua visão. Mas nem sempre é em vão, quando alguém convida para visitarmos o seu blog, afinal, todos temos algo a ensinar.
    Aprendemos com as coisas insignificantes também, com elas, aprendemos a nos cuidar, para não cairmos ao ridículo.
    Afinal, nem todos têm a capacidade de se expressar tão bem, mas querem ser notados, mostrar que visitaram e que leram algo dos blogs, que por ventura visitaram.
    Em arte, nem sempre entendemos o que foi proposto pelo autor, e há casos de verdadeiro sucesso, em quadros, pinturas, e poemas que para nós eram insignificantes e se tornaram sucesso.
    Difícil avaliar a opinião de cada pessoa que passa por nós.
    No meu caso...deixo a vontade as pessoas se manifestarem como sabem, serão nossos futuros clientes e ou, nós os clientes delas.
    A fama não escolhe cara , nem beleza...ela acontece, por que um número imenso de pessoas as aplaudem.
    É apenas a minha visão...se formarmos apenas grupinhos que nos agradam, não chegaremos a lugar algum. Se somos públicos, devemos saber receber de coração as pessoas que nos visitam, se não é preciso que se coloque um blog privado, só entra quem eu gosto.
    Desculpa Milene, se deixei aqui o meu parecer, mas como sei que você é uma pessoa verdadeira,acredito que está habilitada para receber críticas construtivas, e também opiniões de pessoas que pensam como você.
    Isso faz parte do público que nos visita, não iremos ouvir e ler apenas opiniões que nos agradam e também não estamos proibidas de falarmos o que sentimos, quando tocamos em um assunto polêmico.
    Mas vale para uma boa reflexão o seu texto, mesmo que alguns não concordam com você.
    Um ótimo final de tarde.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Bom eu não penso em ter muitos seguidores, claro que é bom ter, ainda mais os da qualidade que eu tenho, mas enfim você mais do que ninguém sabe o quanto demorei pra abrir o Apenas 1 DJ, e sabe que meu ponto de vista é praticamente o mesmo que o seu, eu abri o blog primeiramente porque amo música, mas principalmente pra conhecer pessoas, o que vem acontecendo graças a Deus, e não me importo com números sejam de seguidores, comentários, ou visitas, me importo em ter pessoas que possam me agregar conhecimento, principalmente pessoas legais, porque de chatos o mundo está cheio já, não que eu prefira somente elogios, mesmo porque as críticas fazem crescer também com certeza, principalmente as construtivas como foi dito pela Dayse, mas eu assino embaixo do seu texto, e abaixo aos comentários daqueles que não leem nada do que postamos hehehehehe. beijão Mi :-)

    ResponderExcluir
  10. Olá, Milene!
    Em primeiríssimo lugar, PARABÉNS PELA DATA E POR NOS ALEGRAR NESSES DOZE MESES DE VIDA!!!!
    Acho que muito mais do que o número de visitas que recebe um blog, e até quando ele ganha dinheiro com ele, na minha humilde opinião a maior recompensa de um blogueiro são os comentários (tanto negativos quanto positivos). Talvez muitos não admitam "na frente das câmeras", mas muito mais do que o número de visitas (que não dão uma idéia muito exata de quem gostou, leu o texto todo ou não), nos comentários temos um pouco melhor essa sensação. Funciona mais ou menos como "um ibope", com a vantagem de conhecermos melhor nossos leitores, e até nos dando a oportunidade de algumas, ou muitas vezes, vermos um outro ponto de vista, ou vermos que "não somos os donos da verdade".
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  11. Eta, moça criativa e danadíssima!
    Mais um show de texto.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. É... asilo na Líbia... na LÌBIA!! tá feia a coisa mesmo..rsrs...
    beijos amore!

    ResponderExcluir
  13. SABE QUE VOCE POSTOU O QUE EU ESTAVA PENSANDO HA TEMPOS MAS NÃO QUERIA POIS NÃO CAHAVA PALVRAS E VCOE ACHOU!!NOSSA SABE MILENE TEM DIAS QUE MINHA FILHA FALA ASSIM..MÃE VOCE JA TEM TANTOS SEGUIDORES EU NEM SEI QUANTOS?!! TE JURO QUE PRIMEIRA COISA QUE VEJO NO BLOG É OS COMENTARIOS DEPOIS OS POSTS NOVOS DOS QUE EU GOSTO DE LER...E SABE COMO ENTRO NO MEU BLOG NO FAVORITOS TENHO O BLOG DE UMA QUERIDA QUE SIGO CLICO LA E ENTRO NO MEU ..PRA DEPOIS FAZER LOGIN SRSR SRSF E É SERIO NÃO PRECISARIA VIR AQUI CONTAR BALELA SRSR MAS SABE TEM GENTE QUE ESCREVE UMAS PALAVRAS BONITAS .DE CHEGADA NO BLOG TECE ELOGIOS DAS SUAS PALAVRAS DEPOIS VOCE POR ACASO ENCONTRA O MESMO SUJEIRTO COM AS MESMAS PALAVRAS EM OUTRO BLOG COMO E´ISSO AS MESMAS PALAVRAS QUE USO PRA VOCE USO PRA OUTRA PESSOA?? SABE FAÇO QUESTÃO DE COMENTAR QUANDO LEIO QUANDO ASSISTO O VIDEO MESMO QUE PASSE DUAS VEZES NO LUGAR,,,EU VENHO AQUI QUASE QUE DIARIAMNETE SE LEIO E VEJO QUE NÃO TENHO OPINIÃO A DAR SAIO DE FININHO SRSR SE LEIO O QUE EU SEU QUE POSSO COMENTAR COMO A MENINA QUE NÃO MORREU QUE JAMAIS ESQUCEREI DESSE POST ..VOLTO E LEIO MAIS VEZES COMO FIZ ESSA SEMANA SRSRS SRSR MAS IR LA E DIZER ME SIGA TO FORA..NEM VOU LA SABER QUEM É...ESSES TEMPOS RECEBI ASSIM

    ADOREI SEU BLOG ME SIGA ...

    NOSSA QUERIA ERA EXPLODIR O BLOG DESSA PESSOA ON LINE SSRS RSRSR ME DA RAIVA..E TAMBEM NÃO QUERO SEGUIR TROCENTOS BLOGS POR QUE SEI QUE NÃO DOU CONTA DE DAR ATENÇÃO SIGO OS QUE SEI QUE GOSTO OQ UE EU GOSTO DE LER PRA QUE FICAR COM TROCENTOS E NÃO SEGUIR DE VERDADE NÉ?OLHA SEI QUE MEUS COMENTARIOS SÃO LONGOS E JA PEGUEI UMAS PESSOAS ME CRITICANDO POR ISSO MAS NEM LIGO NOS BLOGS DELAS NÃO VOU MESMO SRSR SRSRS AGORA AQUI IMPOSSIVEL COMENTAR COM 2 LINHAS MUITO ESCRITA MUITO SENTIMENTO TEM QUE SER JORNAL MESMO RSRSR ADOREI..GOSTEI...

    NEM PRECISO MAIS FAZER O MEU O SEU JA BASTOU SSRSRSR


    BJS
    OTILIA

    ResponderExcluir
  14. Veio bem a calhar minina-ternura...principalmente hoje, quando vejo um ctrl+v em vários amigos "usando" ou seria abusando(?)do divã! Quanto ao que escreveu, em tudo e por tudo, me vem uma palavra um tanto esquecida, talvez dessas que ficam escondidas e perdidas no dicionário da convivência: gentileza! Além dela, há que se ter, também nesse espaço, etiqueta...uma ética pequena, porém fundamental.
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  15. Milene,
    seu texto é muito adequado. Não gosto de ler os comentários anteriores pra não me influenciar. Não suporto (apesar de já ter tido) msn, orkut e afins. Acho superficial e desnecessário. Entrei nessa da blogosfera sem a menor pretensão de criar "seguidores para minha seita", haha, péssimo, também acho. Na verdade no início nem sabia dessa perseguição. Mas os amigos foram chegando, gostando , ficando e hoje os que realmente me visitam, percebo, estão porque gostam. E acredito que o mínimo que se deve é educação e respeito. Não ando contabilizando quantidade, mas a qualidade e atenção nos comentários dos que por lá passeiam.
    O resto são superficialidades.

    beijo querida e bom finzinho de sábado !!

    ResponderExcluir
  16. Isso de caçadores de seguidores é o que mais me dói pessoas que visitam seu blog nem lê seus post pelo menos não comenta e pedem para você seguir! Como seguir um completo estranho(a) Eu também não gosto do termo seguir prefiro caminhar junto ou qualquer outra coisa acabo caindo em algumas armadilhas... TAMBÉM FICO AFLITO DE VER TODAS AQUELAS JANELINHAS COM PESSOAS ME "SEGUINDO" mas sem saber quem realmente está caminhando junto!Gostaria de poder ter um contato mais direto com todos saber o que eles acham do blog o que esperam ver mais hoje já me desencanei um pouco mais mas já falei demais um ótimo carnaval e um Feliz Dia Inernacional da Mulher um pouco antecipado para não sair atrasado!

    ResponderExcluir
  17. Adorei a polêmica , esse dedo no gatilho.
    sem no entanto disparar o projétil...

    Também não gosto muito de comentários em vão.
    soa como obrigação por parte do visitante.
    e quando isso acontece , nota-se que a pessoa mal leu sua postagem.(principalmente se for muito extensiva)

    De minha parte procuro ser o mais honesto e sincero possivel. mesmo porque , acho muito bacana esse intercâmbio entre os blogueiros.
    óbviamente que sempre encontraremos , no meio de tantos, pessoas de natureza pouco apreciável.

    mas os que vem , ou nos recebem , com simpatia e elegância...esses são inesqueciveis.

    um beijo , bem demorado, pra voce !

    ResponderExcluir