quarta-feira, 27 de abril de 2011

ASSISTENCIALISMO CINCO ESTRELAS



Meu irmão comentava de uma matéria lida na Revista Veja acerca da imensa generosidade do Ministério da Cultura em lidar com os recursos da Lei Rouanet. Os artistas, todos consagrados, estendem sua mão em busca de apoio financeiro para seus projetos fantásticos e não saem de lá com quantia menor que um milhão de reais. É um assunto um tanto batido, eu pra variar cheguei atrasadinha, mas não resisti a conjecturar a respeito.

Demorei um tanto pra assimilar a informação e perguntei: “Como assim, o dinheiro sai do Governo Federal, ou seja, do meu bolso?”...

Sim, a grana sai do meu, do seu, do nosso bolso, prezado leitor e contribuinte. Tentarei esmiuçar para a minha própria compreensão: os artistas enviam seus projetos para o Ministério da Cultura, especificando a quantia substanciosa de que necessitam para viabilizar os tais. O MinC, por sua vez, permite a captação de verbas muitas vezes excedentes a 1 milhão de reais com a legítima conivência da Lei Rouanet. A fantástica Maria Betânia, por exemplo, levou a bagatela de 1,32 milhões para realizar o projeto do seu Blog “O Mundo Precisa de Poesia”, com uma remuneração de 600 mil reais para o diretor artístico do referido espaço, no caso, ela mesma. A bichinha foi contemplada, além da grana, com um sonoro coro de vaias numa apresentação por aí, quando o público já havia tomado conhecimento dessa informação. Na lista dos beneficiados estão: Gal Costa, Maria Rita, Erasmo Carlos, Zizi Possi, o ex-ministro Gil e até o meu muso ruivo, Nando Reis, para financiar o Bailão do Ruivão, aonde tenho que ouvi-lo dividir os microfones com aquela moça chatérrima, a tal Joelma cheia de babados. Qualquer coisa consultem o link para informações mais precisas, pois sou meio atrapalhada com dados informativos, estatísticas e afins.

A tal Lei Rouanet incentiva as empresas a apoiarem os artistas, tendo em contrapartida, direito a benefícios fiscais. As mesmas, por sua vez, só apostarão seu rico dinheirinho em quem tiver o nome muito bem consolidado na mídia. Conclui-se, portanto, que os projetos culturais de fato necessitados de apoio financeiro, continuarão às escuras, pois o meu, o seu, o nosso suado Real destinou-se a financiar o show da ilustre Gal Costa, visto que a baiana captou a singela quantia de 1,8 milhões do MinC para fazer valer sua curta turnê cantando Tom Jobim. Suponhamos que o Zé e a Maria, se fãs de Gal, queiram ir ao seu conceituado espetáculo, darão com os burrinhos n’água, pois o preço “popular” para vê-la caiu de 100 para 60 reais.

No frigir dos ovos públicos, se usa o dinheiro de muitos para afinar a aventura pessoal de poucos, como bem disse o Zé Rodrix. E evidentemente essa verba não está indo para onde deveria: projetos culturais anônimos, escondidos Brasil afora por falta de investimento e muito menos se destina aos cânceres sociais como saúde, educação, segurança...

Sempre me vesti de certo remorso em comprar piratas ou baixar na internet CDs dos caras que musicalmente me fazem a cabeça. Volta e meia um original vinha pra minha coleção. Digamos que agora, depois de saber o quanto sou generosa com a classe artística, escrevo esse texto ouvindo o Bailão do Ruivão, (novo CD do Nando Reis que eu e você o ajudamos a tornar real) devidamente colhido nos sites especializados em dowloads e vos digo não saber aonde foi parar o meu sentimento de culpa.

Tudo bem que não tenho a voz da Betânia nem quando ela está muda, tudo bem que o mundo está deveras carente de poesia, mas o bloguinho da moça é bem dispendioso. Será que todo blog se encaixa no perfil dos merecedores de afagos financeiros, mesmo em proporção bem mais modesta? Proponho uma marcha a Brasília, com hospedagem grátis na casa do Clayton, o DJ, a fim de reivindicar nosso quinhão nessa dinheirama toda. Blogueiros, uni-vos!

Sem querer cair no papo demagógico, me recompensa muito mais saber que contribuo involuntariamente pro Zé e a Maria comprarem meia dúzia de ovos com o dinheiro do Bolsa Família, do que ser financiadora desse assistencialismo de luxo a marmanjos cujas vidinhas estão confortavelmente ganhas, só porque se acham o suprassumo da arte brasileira.

Aos filhos dessa Pátria mãe gentil às minhas custas, beijos!

17 comentários:

  1. Assim se ela conseguiu 1 milhão, será que eu consigo 5000 pro meu blog, olha que eu acho que sim, e podem vir ficar na minha casa sim com certeza, vamos fazer uma manifestação bem legal, e Maria Bethânia estava na minha lista de artistas não está mais, e se me der a doida todo artista que se beneficiou dessa lei não vou falar sobre no meu blog como forma de protesto.

    ResponderExcluir
  2. É, Milene, eu já sabia disso há tempos, e sei que o governo foi particularmente generoso com alguns artistas! Um ex-ministro está nessa também!
    Quanto à direitos autoriais, os que eu baixei da internet, na sua quase totalidade, foram gravaçõeas que eu já tive em LPs ou K-7, ou gravações antigas nunca reeditadas no Brasil! Baixei diversas músicas em MP3 e acho que sem dever nada a ninguém!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. O governo é tri BONZIIIIIIIIIIIIIIIIIINHO... Não é dele que sai a grana.A deles tá no papo!!! Vergonha! beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. o mais interessante é que bandas independentes, aquelas que não tem gravadora e midia como esses artistas não encontram apoio para alguns projetos que seriam no minimo 1% disso...

    ResponderExcluir
  5. Aqui, eu fiquei tão fula, tão xápralá com essa mer_cadoria que ia escrever, mas de-sis-ti! Como disse nosso anfitrião em Brasília, com 5.000 fico felizzz dimaiiss! Segundo um sobrinho que ouviu minha indignação posso ficar nua como "Natalie Lamour" e angariar patrocínio pro blog...e eu: claro! Vai ser patrocínio prá empressas de dedetização...viu, morreu!rsrs Só rindo mesmo minha minina...sorrindo (pq de chorar tô farta!).
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir
  6. Fazer filho com o "pinto" alheio é mole!
    O governo adora isso.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. - É o toque de Midas ao contrário... tudo o que o ouro toca, vira merda.
    - Sassevasá, Enelim! Sojieb!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Milene!
    É uma pena eu não ser famoso!kkkk
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  9. É memem , estou bem atrasada neste assunto..
    Muita novidade pra mim.
    O dJ nosso de cada dia, bem sabes que
    pra mim foi surpresa essa de ganhar dindim
    através de blog's...
    Mas tudo bem néh, cada um com seu cada um..

    Eu em !

    Beijo meu pra vc querida minha...

    ResponderExcluir
  10. MENINA SE SABE QUE EU JAMAIS IA SABER DISSO SE NÃO FOSSE VOCE AQUI ...NÃO NÃO TEM MAIS DE ONDE TIRAR NOSSO DINHEIRO ..NÃO NÉ??AH TA BOM FINANCIAR SHOW DESSE POVO CHATO ..POR QUE TEM POVO TALENTOSO MAS SÃO CHATOS VIU ..ESSA MARIA RITA ..GOSTO DA VOZ MAS DETESTO A POSTURA O DIA QUE VI NA HEBE ELA FICAR MEIO GROSSA POR QUE A HEBE A COMPAROU COM A MÃE HORAS A MOÇA VESTE COMO A MA~E CORTA CABELO COMO A MÃE GESTICULA COMO AMÃE E NÃO QUER SER COMPRADA ...MI QUERO TIRAR MEU PATROCINIO DESSA MOÇA COMO QUE FAÇO??SRSRSR MAS OLHA ESSE PAIS É DOS ESPERTOS...A GENTE NEM SONHA O QUE ACONTECE POR AI...QUERO PATROCINAR O MEU HUMILDE BLOG TAMBEM...VAMOS VER QUEM VAI QUERER SRSRS SRSRS PERIGOSO EXCLUIREM MEU BLOG DAQUI SRSR SRSRS MILENE ..E CADA COISAS QUE A GENTE NÃO ENTENDE E O PIRO ELES NEM PERGUNTAM ..TOMAM NOSSO DINHEIRO E PRONTO ..

    EU BAIXO TUDO DE INTERNET E COMPRO PIRATA ....SE ELES QUEREM QE A GENTE COMPRE CD ORIGINAL QUE COLOQUEM PREÇO QUE MEU BLOSO ODE PAGAR SENÃO EU COMPRO PIRATA E ZECA PAGODINHO ASSINA ...AUTOGRAFA PIRATA AUTOGRAFOU MEU E DA MINHA MAE SRSSR SRSRSR

    BJS

    OTILIA

    ResponderExcluir
  11. Memém amada


    Eu já não gostava desta sujeita.. "NÃO ME ENCOSTE EM MIM" - lembra disso??

    Agora gosto menos ainda...

    Quero 1 milhão pro meu blog tbem

    beijocas

    amo você

    Loisane

    ResponderExcluir
  12. eu queria só milzinho pra adiantar aqui o do pedreiro...rs

    ResponderExcluir
  13. Affff...bem que ela poderia usar um pouco desse dinheiro para arrumar os cabelos, fazer uma plástica... ficar mais 'apresentável'...

    É cada espertinho(a) que aparece...
    Isso pq vive se espreguiçando com mainha, na Bahia... mas pra fazer cálculo é rápidaaaaaa!


    Bjosss, Milene

    ResponderExcluir
  14. Oi MI, eu nem sabia dessa papagaiada toda voando por aí em céus tupiniquins. Enfim, vivendo e aprendendo.

    Quanto ao sucesso de uns e outros eu prefiro viajar no tempo, procurar tesouros escondidos e fuçar no baú da vó, pescando valores perdidos.

    Família, escola, bolinha de gude na rua, esconde e esconde...
    Mas falcatruas sempre houve, e´que no baú da vó elas eram estátuas debaixo do pano.

    Valeu moça, pela informação: em tempo.

    bj da Lu

    ResponderExcluir
  15. Leva-se muitoooooooo tempo para construir um nome e por burrice desatada em menos de um segundo se destrói... ou seria por ganância ou então por achar que somos otários???
    Bom texto, menina...
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Sacanagem...!

    Todo esse dinheiro rolando por ai ,e tudo que se vê é um povo carente e maltratado.

    senti agora uma súbita vontade de boicotar esses artistas citados.

    Boa , Milene !
    postagem de gente grande...!

    um beijo !

    ResponderExcluir
  17. Pra esse mundo, tem jeito não... é preciso começar de novo.
    Sinto vergonha saber de notícias assim, enquanto tanta gente passa fome, frio, sede...
    Que vergonha meu Deus!!!
    Beijos amiga.
    Se cuida.
    Te gosto.

    ResponderExcluir