sexta-feira, 19 de agosto de 2011

É BIG! É RÊ! - por Rodolfo e Milene


Diz Regina Rozembaum
Com sotaque das Gerais:
"Ser mineira é muito baum,
Ser mineira é baum dimais!"
Essa leoa indomada
Que se diz domesticada
Com sua juba dourada
Num divã enrodilhada
É em verdade comprovada
Uma gatinha mimada
Uma mulher encantada
Rainha, sereia e fada
Ora menina assanhada
Ora adulta equilibrada.
Essa querida menina,
Essa moça leonina,
Cujo nome é Regina...
Essa nossa amiga amada,
Preciosa e apreciada,
Nesta data festejada
Será homenageada.

Minha amiga querida,
Quero ofertar-te uma rosa
Que é de praxe no evento;
E meu único lamento
É que não é tão formosa
Que te seja merecida.
Na Lei Maior está posto,
Isso já foi decretado:
Em dezenove de agosto,
No Divã é feriado.
E quando esses versos leres
Ouve a cantiga das almas,
O pulsar dos corações,
No ritmo de mil canções
Na cadência destas palmas
Celebrando teus viveres

E tu pensas, minha amada,
Que os anos de tua vida
A ti foram presenteados?
Não te enganes, querida:
Pois de ti nasceu a vida
Que a teus anos foram dados.
Não celebres, minha amada,
A vida que os anos te deram;
Celebra antes, querida,
Os anos a que deste vida;

Não te aflijas com  a meta
Que não te foi alcançada;
Celebra a coragem tua
Em buscá-la, esforçada;
Pois da busca a aventura
Traz riqueza ao caminhante;
É mais sublime a procura
Que a alegria da conquista;
Melhor do que "ter" o prêmio
É "ser" bom competidor;
Pois dessa procura nascem,
Por mais que os anos passem,
Esperança, paz, amor!

Para pensar:
"Os anos dão vida à gente";
"A vida dá anos à gente";
"A gente dá vida aos anos";
"Os anos dão a gente à vida";
"A vida dá a gente aos anos";
"A gente dá anos à vida".

"Não podemos acrescentar dias à nossa vida, mas podemos acrescentar vida aos nossos dias".
Cora Coralina, por Valquiria, em comentário no Inquietude (Retalhos de Cetim, julho de 2011). 

FELIZ ANIVERSÁRIO, LEOA QUASE VIRGEM!

(RODOLFO BARCELLOS, compartilhando essa postagem especial cá no meu canto, por ter sido impossibilitado de publicar no blog dele em virtude de estar sem net)





Ela é feito uma música suave e ao mesmo tempo contagiante, daquelas inesquecíveis, parecendo tirar a gente pra dançar, braços abertos chamando a vida, rodopiando feito piões brincalhões e sorriso estampado nos lábios. E a gente se deleita, nunca mais quer sair desse bailado alegre e canto doce, carregado na mineirice que por si só envolve num aconchego de bem querência a quem dela se aproxima.

Mulher-leoa, menina faceira, moça vaidosa... Rainha. Regina!

Com ela as palavras jamais padecem do tédio. Enquanto segue sua dança da vida, feito uma leoazinha brincando na savana, faz-de-conta que a palavra vestiu roupa nova, ganhou adereços e todo o tempo se reinventa.

E se por vezes se faz triste a sua música, se brotam lágrimas em vez de sorrisos, quando supõe ter perdido a alegria festeira, eis que ressurge a bravura, a coragem adormecida num ímpeto desperta e vão-se em disparada todos os ETs.

Quando enfim, numa etapa longínqua da estrada, alguém descobre ter trilhado um caminho que já não lhe apraz, quando a velha canção da vida inteira se torna enfadonha e vã, quantos são audaciosos o suficiente pra comporem uma nova melodia?

Ela o é! Mulher admirável, valente, sonhadora, humana... Rainha. Regina!


QUE SEJAM TANTOS OS PEDACINHOS DE FELICIDADE, AO PONTO DE NÃO LHE SOBRAR TEMPO PRA MAIS NADA, A NÃO SER VIVER, IMENSURAVELMENTE VIVER A ETERNA CONDIÇÃO DE SER FELIZ.
E PELA PARTE QUE ME CABE NESSA TUA GENEROSA AMIZADE, AFIRMO QUERER DANÇAR CONTIGO CANÇÕES DE ALEGRE VIVER, POR TODA A INFINITUDE, 

OBRIAGADA!


16 comentários:

  1. Ela é dona do jogo
    Ela é dona da banca
    Sabe que está podendo
    E por isso brinca, brinca, brinca...

    Voce brinca de ser adorável!
    Re, continue a gerar alegria em nossos corações♥
    Despertar o amor é a sua missão.

    Beijos, Loíra Linda!

    ResponderExcluir
  2. Linda homenagem à Regina pra quem deixo novamente os parabéns! beijos,às duas!chica

    ResponderExcluir
  3. olá Mi querida!

    Hoje é dia de festa. Essa Leoa danada e Guerreira, surpreende sempre, se renovando a cada instante e transferindo a alegria de viver mal desperta para o dia - diz bem alto e bom som: "BOM DIA, DIA | OBRIGAAAAAAAAAADO", (com os olhos lá em cima).
    Só falta saber qual o segredo, a receita, para em cada ano que passa, mais linda e pujante estar.
    Parabéns para Leoa e a todos nós pela felicidade de a ter-mos como amiga.
    Para ti também amiga Mi, pela homenagem e pelo teu bem-querer.

    Beijo e kandandos meus a atravessar tanto mar...
    Ubunto!

    ResponderExcluir
  4. E Pra Rêzininha da Grória... TUDODIBÃO!!!

    Deussssssssssssssskiajude
    Bejãozãozão
    Tatto

    ResponderExcluir
  5. Ficou tão linda essa união afetiva, Mi...a força da amizade ultrapassa distâncias geográficas e junta as energias que essa amiga querida merece.

    Essa Rainha é BIG...uma enormidade de GENTE que cruzou nossos caminhos. Que bom que me trouxe vcs tb....

    PARABÉNS RÊ!!!!!!

    Beijo grande, pras duas!

    ResponderExcluir
  6. Aqui minha minina, vou confidenciar (posso?): ano passado dizia pros médicos, toooodos, que eles podiam tirar o cavalinho da chuva que de câncer não morria nauuummm. Já sabia e sei, que é do coração que vou tomar o elevador...e hoje, tô aqui,com ele me testando, quiném uma batedeira tresloucada e eu dizendo: calma aí, agora inda nauuummm! Guenta mais um cadiquim preu dá conta dessa intensidade de bemquerência a me surpreender! Rolam lágrimas, minina-ternura, que perfuma minh'alma e a colore Rosadinha... Você(s)não faz ideia como essa surpresa me pegou...de um jeito...que vou carecer de dez anos e mais um século pra agradecer. Tô passada, do direito, avesso e ainda engomada na Síndrome de T.M.A.(tômeachando)e só consigo, agora, dizer-lhe duas coisinhas: OBRIAGADA e AMOTE...eternamente!!!
    A todos que aqui, ali e acolá deixam seus desejos, o mais molhado OBRIAGADA! Amo vocês, tudim, de viverrrr!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns à Regina, parabéns à Milene por tão bela homenagem, toda ela a destilar afecto!

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  8. Olá, Milene!
    Acho que todas as homenagens são mais do que justas e merecedias pra ela. Ela é realmente especial!!!!
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  9. Lindo Milene!
    Adoro Minas, e gosto muito do povo de lá,
    e a sua homenagem ficou muito bonita, deve ser mesmo uma amiga especial.
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns à Regina, pelo aniversário, parabéns ao Rodolfo e à Milene pela homenagem!
    Hoje é o dia de festejar essa bela felina das Alterosas!
    Abraços à todos!

    ResponderExcluir
  11. Acabo de chegar do Pronto Atendimento...Pronto Socorro se preferir...e o dotô me disse: essa batedeira, amor em disfarce de dor não é nada nauuummm, é testagem pra gente vê o tanto que esse core guenta de emoção. Brincadeirinha visse? Mas é que acho que vou desmanchar, dissolver nessas lágrimas...e vou confidenciar de novo: tava achando a maior pegadinha Bruxo não se manifestar. E olha que a cria dele chegou aqui logo cedo, trazendo o perfume de rosas. Agora tô eu aqui, desmanchada mais e mais, com esses versos, poesia mais linda e sentindo descompassada em emoção: vou carecer de dez anos e mais dois séculos prá agradecer. Bruxo, amaaaado, OBRIAGADA! AMOTE de viverrrr!
    Minha minina-ternura, irmã caçulinha_maaaada minha, gratidão diária e Ahh, que fique claro desde que os tempos eram bem antigos...
    Beijuuss, encharcados, procês
    P.S: Devo de demorar um bom tempo prá me secar.

    ResponderExcluir
  12. Êita que o mago das palavras "dimuliu" trávêis!! rss

    Parabéns Barcellos pelo carinho que abraçou a "Fera" Rê...

    To comprando uns cem metros de "mataborrão" pra modi enxuga a muié... hehehehe

    Deusssssskiajude
    Beijos e Abraços
    Tatto

    ResponderExcluir
  13. Claro que voltei Mi, deliciar-me com esta criação do Mago - para um mágico dia, como ela diz! - e te confesso que li, reli, e tornei a encantar-me com este dom, com esta sublime maneira que este homem tem, de demonstrar afeto, de dar vida aos sentimentos usando palavras - arte para poucos!!

    Linda a homenagem, como disse nosso a-mico Tatto, "dimuliu travêiz"...sem mais nada a dizer, deixo mais beijo, desta vez três: à Rainha, a ti e ao Mago Rodolfo.

    ResponderExcluir
  14. Que lindo viu. O que não faz um bem querer bem
    grande néh? Ficou linda a homenagem e muito merecida, A Rêzina é dessas pessoas que chega chegando mostrando a que veio. Parabéns a esta leoa loira linda... AMO-DORO DEMAIS...
    Que seja uma festa todos os seus dias, que esses
    ZÓIOS munitos continuem a brilhar sempre e para sempre...
    Parabéns a Rodolfo por deixar brotar palavras
    tão lindas desse jardim que é seu coração.
    E nos presentear com o presente da Rê! rsrsrs...

    E pra você linda minha meu abraço sempre...

    ResponderExcluir
  15. Não sei se xingo ou agradeço à OI - oi? - por me amordaçar durante dez dias... pois a Milene, como minha porta-voz, deu um brilho especial às bijuterias que eu arranjei para a Rê. É.. mas vou xingar. Me deixar sem condução para a festa foi sac... antiético!
    Brigado, Mi, pela carona. Valeu!
    Beijos.

    ResponderExcluir