quarta-feira, 21 de setembro de 2011

AS LEMBRANÇAS VÃO NA MALA... ???


Não, eu não faço crítica musical. No máximo eu critico o Latino, mas isso até meu sobrinho Davi, de dois aninhos faz. Aliás, ontem estive de péssimo humor ao ter me deparado com o projeto de cantor e dançarino num zapeamento televisivo.

Mas não é sobre esse venerável artista a minha desimportante pauta. Gostaria de compartilhar com vocês questionamentos filosóficos relevantíssimos acerca de uma letra de outro astro da música popular: Luan Santana. Sim, meus caros, o jovem rebento a quem o Vilmar chamou carinhosamente de “boi de exposição” tem nas rádios uma canção sua tocando exaustivamente, o que me levou a prestar atenção na sua escrita rebuscada. Obviamente não é a letra mais esdrúxula já publicada, mas é um negocinho esquisito, é sim.

O moço diz à amada, aquela que lhe enfiou um pé bem dicunforça: “sua consciência não vai te deixar dormir, pois ninguém mais faz palhaçada pra te ver sorrir”. Acendam a luz, por favor, pois estou às escuras. O que raios tem a ver a consciência da moça com a quantidade de risadas emitidas por ela? Seria a própria uma depressiva e ele um doutor da alegria? Assim sendo, a história ganha mais nexo. Seria bem mais garantia de diversão à musa do moço de ombreiras naturais se desdobrar em risos assistindo os episódios do Chaves,os quais são exibidos no Brasil desde 1500 (eu nunca assisti o Chaves... sou a única no planeta?) do que carregando na mala as lembranças dele... Ou "o mala" seria o próprio?

Seguindo o momento pérola, destaco o verso (verso?) “ninguém vai te abraçar pra ver o sol se por, ninguém vai escrever no muro uma história de amor”... Bom. Dizer o que disso tudo? Essa moça deve ser antipática e chata pra caramba, porque só esse sujeito faria o enorme sacrifício de esticar o braço e envolvê-la num fim de tarde à beira-mar, esperando o deitar do sol? Qualquer amigo sem tendinite faria um troço desses! Quanto à segunda parte, sobre escrever no muro uma história de amor, eu bem queria ver um cara correndo da polícia depois de flagrado pichando um muro escrevendo uma história de amor pra euzinha. Mas não sei aonde foram parar os homens desmedidamente românticos desse mundo...

O refrão com essas frases explicitamente poéticas é repetido em incríveis cinco vezes e sem juros! Praticamente a música inteira se concentra no refrão estranhíssimo, com ele erguendo os ombrinhos de astro teen, dentro da sua camisa xadrez tatuada na pele. Enquanto isso, as roupas da moçoila são todas jogadas ao chão, dando lugar para as lembranças abarrotadas na mala, as quais seguirão atormentando-a aonde quer que a pobrezinha vá. Será pesada uma mala cheia de lembranças? Esse guri faz claras ameaças a ela, usando como arma as lembranças dele, que devem ser de uma tolice sem tamanho. Chamem os Direitos Humanos!

Essa obra sertaneja-surreal é de fácil acesso na internet. Caso alguém queira se inspirar, peça ajuda ao senhor Google digitando o título descolado. Lhes pouparei de linkar o vídeo correspondente. Sou boazinha, estão conferindo? Mas não se atrevam a deixar outrem fazer palhaçada para lhes verem sorrir...  

Beijos!


22 comentários:

  1. Evidente que a tua pauta prendeu-me a atenção - derrapei nas distrações que o riso provocou - mas, de verdade, o que chamou-a foi a alma de teu texto, essa maneira perfeita que encontra o tom em cada arranjo das ideias que tece, Mi.

    Atenta, reli.
    Acender as luzes...só pode ser superada pela repetição sem cobrar tostão!
    Olé! Vc é show!!
    Maravilhada com essa tua capacidade de comunicar, deixo meu beijo.

    ResponderExcluir
  2. Como não conheço o objeto nem o sujeito - e não faço a mínima questão disso - resta-me aplaudir a escrevinhadora e limitar-me à triste constatação de que o "nonsense" continua fazendo prosélitos entre os pobres de espírito... e mesmo entre alguns remediados. Bravo!

    ResponderExcluir
  3. Memem...

    como sempre um espetáculo de "escrevinhadura"!!

    Mas, e agora? eu estava pensand em fazer uma festa ao som "FESTA NO APÊ", e você não virá???rsrsrs

    brincadeirinha..guarde a peixeira....amei!!

    amo-te

    ResponderExcluir
  4. Eu não vou nem comentar, estou aqui editando o outro podcast que espero que vá ao ar essa semana, acho que a galera vai gostar assim espero, e como você sabe não gosto do latino e não sou chegado em serta"nojo" quer dizer sertanejo enfim, de qualquer maneira um beijão Mi com direito a abraço no por do sol :-)

    ResponderExcluir
  5. Do Latino tenho uma história que te conto (me lembre, visse?)latindo dia desses no msn rsrs. Já desse projeto teen sertanejo quase quebrei a academia e o prof. tb quando colocou pra tocar e animar(?)a aula de cross-fit: chega (gritava euzona) pelo amor que tenha a minha conserva...basta as rádios daqui que a gente vai mudando, mudando e só dá ele! Às 7 da matina eu já tinha ganhado o sol, o mar e o meteoro na cabeça...afff ninguém merece. Só mereço é me encantar lendo esse seu besteirol(?)e plagiar Lois: AMOTE (a diferença é que é garradinha messs)
    Beijuuss, minha minina-ternura, n.a.

    ResponderExcluir
  6. Mizinha..ce tá bem né?

    Olha..promete não rir? Jura?
    Tá..

    Vou te contar..

    A Bruna é fã do Luan Santana.. e leva em consideração que eu sou mãe da Bruna..rs

    Tava eu um dia numa churrascaria, Eu, Bru e meu esposo.
    Eu e Bru, vamos no banheiro... quando a gente olha..quem tava lá?
    O próprio. Menino Bonitinho.
    A Bru começou a tremer,,juro. e começou a chorar de emoção ( pode ??? )
    Fomos no banheiro..
    Quando voltamos... o moço tava na mesa de saladas.
    Eu..Mãe da Bruna não tive duvidas.. peguei a maquina na bolsa e fui lá..
    Moço...minha filha te adora. Sera q vc podia tirar uma foto com ela?
    Ah..sei lá.. mas o que eu faço com o prato?
    Eu mais do que depressa..eu seguro...rs
    Peguei o prato..dei pro meu marido segurar.. E a minha pequena tirou foto com o moço.

    Bom..a Bruna se acalmou ( nunca imaginei que a paixão era tanta ). Almoçamos e lógico que a Bruna quis espera-lo na saida.
    Ela nesse interim ja tinha ligado pra meia duzia de amigas que já estavam a caminho.

    Bom..lá fora, um grupinho de tres adolescentes..Eu e a Bru esperando..

    Uma menina me perguntou: Vc mãe dele?
    Eu não resisti, disse: SOGRA! rsrsr juro..

    Foi tudo muito hilário.

    Hj ela não ta mais apaixonada por ele. Ta apaixonada por aquele jogador do Santos, o do Topete..

    Querida... falando mais sério agora.. Que pobreza é a letras dessas musicas. Não ó dessas do Luãn, como a de outros..

    Melhor nem prestar atenção..

    E vc lindinha..consegue fazer a gente te ler sorrindo.

    Fique bem ai viu??

    Um beijo...

    ResponderExcluir
  7. Bem, pelo menos as criações desses sertanojos (como disse o Clayton) serviram de inspiração para este texto tão bem bolado!
    Abraços, Milene!

    ResponderExcluir
  8. Querida Amiga.
    Seu texto veio a calhar eu já não aguentava ver o Latino ou Latindo.
    Agora o Luan um cara que já nasceu rico e ficara milionário de tanto vender porcaria .
    Mais respeito quem gosta afinal não poço criticar
    tem gosto pra tudo nesse mundo.
    Uma linda tarde beijos no coração.
    Evanir

    ResponderExcluir
  9. Mi, ler tuas crôicas é sempre um prazer a mais. Porque você sabe, com maestria, discorrer sobre os assuntos de maneira divertida, inteligente e sempre com seu bom humor (tão peculiar). Que faz de ti minha cronista preferida.

    Quanto ao Luan num sei das Quantas ... sobrou mesmo foi tua impressão versátil e generosamente convidativa à releitura.

    bjão !

    ResponderExcluir
  10. Desse tema, tô "purfa",rsrs Mas tua crônica, sempre linda e bem humorada...beijos,chica

    ResponderExcluir
  11. MilenA.....
    Meu docin azêdo de ponhêma.. rss

    Quanto ao Assédio musical do Artista do ( povo que engole tudo ), "nemnunvôfalanada" pois tenho arrupius só di iscuitá esses gonócios!! ÉCA!!

    - Agora, falando de poema no muro! Posso não ter feito um poema.... mãnsssssssss "Quando dolecênti escrevinhei o nome duma namoradinha no muro da casa dela uma vez"... Detalhe:- Foi com Xêxí.... kkkkkkkkkk

    Ela axôu mó românticulo... hehehehe
    Deussssssssssskiajude
    Beijo
    Tatto

    ResponderExcluir
  12. Ai, ai, como eu ri.

    Poluição sonora parece ser a lei vigente.

    ;)

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  13. Ai como é bom..
    dEpois de dias de castigo!
    Me libertei.
    E adoro vir por aqui e rir.
    Me divirto lendo vc..
    Não importa o tema.
    Teu dom é ímpar!
    To cum sodade ducê!

    ResponderExcluir
  14. Digo que gosto da sua forma de escrever.
    Sim, sou meio complicada para músicas, gosto de boas músicas, mas o que é bom para mim, nem sempre é para o meu próximo.
    Confesso que passo longe dessas duas criaturas e de tantas outras por aí, porém tenho certeza que muitos também passam bem longe dos meus preferidos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Mi, vc teve algum problema qdo acessou o Retratos?
    bj

    Lu C.

    ResponderExcluir
  16. Se os dois moços convidarem o Deputado Tiririca pra formarem um trio, o nome vai ser...
    LATINO, UIVANO & GANINO...
    E vai ser o maior sucesso!

    ResponderExcluir
  17. Realmente, Latino e Luan não dá... vc nunca assistiu Chaves??? Como assim???

    ResponderExcluir
  18. Oi Mi...to passando pra dar um oiziinho para os amigos que não estão com virose! rsrs

    Beijinho..boa semana!!

    ResponderExcluir
  19. Vim te dar oi...saudade, moça...

    Num guento...o que foi esse comentário do Mago???....rsrsrsrrsrrsrs
    GENIAL!!!!!

    Bjos, Mi!

    ResponderExcluir
  20. rsrs... O que mais dizer?

    Abração,

    Rodrigo Davel

    ResponderExcluir