quarta-feira, 2 de novembro de 2011

ATIVISTAS VIRTUAIS



Uma inquietação vive a me martelar a um tempo: Eu deveria odiar o Lula por toda a decepção que ele me causou? Odiar é um termo forte, muitos dirão. Mas não sabem o quanto de admiração eu tinha por esse sujeito, por tudo o que ele representava e simplesmente ignorou e fez tudo isso cair por terra, escondido em cuecas, dentro de malas fartas, meias e sei lá mais aonde.

O fato é: não consegui odiá-lo. E hoje, quando o vejo nas manchetes por causa da sua doença, observo feito aqueles amigos que ficaram de mal, mas ainda se importam um com o outro. Reparo de soslaio e apenas penso: Tomara que fique tudo bem...

Mas não é sobre o Lula essa postagem. É mais especificamente sobre a imbecilidade humana escondida por trás de teclados de computadores. Então agora todos resolveram ter uma postura social e exigir que o Luís Inácio da Silva se trate pelo SUS. Ora, quantos destes protestadores já o fizeram? Se o ex-presidente falou tamanha tolice, perdeu mais uma entre tantas oportunidades de calar sua boquinha companheira. Segundo li, ao inaugurar uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), disse assim: “Vou ser breve porque estou com a garganta não  muito boa e não quero ser o primeiro paciente desta UPA ,(...) Ela está tão bem organizada que até dá vontade de ficar doente para ser tratado aqui”... Então agora há um grande movimento nas redes sociais sugerindo ao moço fazer seu tratamento pelo inoperante Sistema Único de Saúde.

Fico imaginando se os inventores dessa corrente são os mesmos internautas corajosamente anônimos que ofenderam Chico Buarque quando do seu lançamento no mundo virtual,  chamando-o de velho e bêbado. Chico riu da bestialidade. Disse que os artistas pensam ser amados porque são parados na rua, mas na verdade não significam coisa alguma. E podem ter sido os mesmos cretinos a propagarem comentários patéticos nas redes sociais quando da eleição da atual presidente, culpando o Nordeste pelo resultado das eleições. Até hoje não adentrei a fundo no que foi dito na época, porque às vezes meu estômago me trai. Lamentável mesmo tudo isso, ainda mais porque antes do Nordeste eleger a Dilma, o Brasil era um país em ordem social, política, estava tudo muito bacaninha. Maluf roubou, mas fez. Garotinho e Garotinha são o melhor da política nacional. ACM morreu e virou santo... Portanto, peço desculpas em nome de todos os nordestinos por termos apresentado a esse povo de tanta consciência social, as nuances da má política. 

Soaria interessante essa campanha se houvesse de fato um protesto contra a situação convalescente do sistema de saúde no país, mas esses ativistas virtuais, em sua maioria, não usa o SUSto, graças à Deus! O “movimento” significa mero ajuste de contas e vai muito além de sugerir o tratamento na rede pública ao ex-presidente, compartilhado por twitteiros e facebokeanos. Para muitos é a oportunidade perfeita pra despejar ódio e preconceito, corajosamente anônimos, acumulados desde que o sapo barbudo ousou invadir o cenário político nacional.

Raivosos tripudiam em cima de alguém que está passando por momentos no mínimo ruins, não importa se o seu tratamento seja melhor do que a maioria absoluta do povo brasileiro tem acesso. Isso não é uma partida de futebol, onde as torcidas se dividem, torcendo contra ou a favor. Não se trata de opção política. É sobre o respeito à vida do Lula, do José, da Maria... 

Quem dera houvesse tanto empenho e espírito de cidadania para coisas de fato relevantes... 

13 comentários:

  1. Urubus circulando em busca de carniça, nada mais que isso. Que esse senhor tenha sorte nessa nova batalha e possa se candidatar novamente no futuro, e eu terei o prazer de votar - mais uma vez - contra ele.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Fico pasma com isso.Não votei nem votarei no Lula, mas não quero mal algum pra ele. beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Nem vou comentar nada a não ser, é uma doença terrível e só quem passou por isso na família sabe o quão destrutiva ela é não somente para a pessoa doente, mas para seus familiares também, espero que tudo termine bem pra ele, beijão Mi :-)

    ResponderExcluir
  4. Fico triste com tanta maldade armazenada no coração das pessoas... rezo por elas. Pois apesar de terem coragem para falar bobagens, são apenas uns fracos, escondidos nos teclados de um computador mesmo.
    Mas Deus saberá cuidar de todos nós aqui na terra. E quando for nossa hora, com ou sem agouros, seremos recolhidos e ponto final. Mas é bom que as pessoas aprendam a se respeitarem.
    Abraços querida.

    ResponderExcluir
  5. Milene, como eu já falei comentando em outro blog, desejo que Lula se restabeleça com este tratamento alternativo, uma tentativa desesperada de salvar sua faringe!
    Cada um que se vire com o que puder!
    Mas, não posso deixar de pensar que, se fosse um cidadão comum, tratado pelo SUS, provavelmente já teria tido sua faringe extirpada, ficando privado de sua voz.
    Quando ele foi eleito, eu falei para um amigo: "Agora, pela primeira vez, somos realmente um país democrático, e não mais uma oligarquia, pois o país colocou no poder um homem do povo, que apesar de não ter uma linha política que me agrade, se cercar-se de pessoas competentes, poderá mudar alguma coisa!"
    O que se viu foi isso: ele se cercou dos piores elementos que se poderia imaginar e mudou muita coisa...para pior, como comprar a oposição com o mensalão e aproximar-se dos piores políticos deste país, como Collor, Sarney, Jader Barbalho, Maluf e tantos outros!
    E até hoje, sai sistematicamente em defesa de todos os corruptos apanhados com a boca na botija!
    Mas, colocar as sua más qualidades como consequência de sua naturalidade é o máximo em imbecilidade e preconceito idiota e infundado!
    Praticamente, todos os estados tem cada um suas "figurinhas carimbadas"!
    Cada estado que procure as suas!
    Acho que não vai sobrar nenhum!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Minha cara Milene, parabéns pelo ótimo e reflexivo texto. Também não morro de amores pelo sr lula, não votei nele (ou melhor, votei na primeiro disputa)mas como cristão tenho compaixão e espero que ele se restabeleça, pois é um marco na política brasileira. Assim como você, também me decepcionei muito com ele, poderia ter usado o seu poder e influencia com mais força e contundência.


    forte abraço do leitor amigo,

    C@urosa

    ResponderExcluir
  7. Ah, Milene acabei rindo ao ler esta postagem. sabe porquê? Lembrei-me daquela época em que a encontrei no meio da rua, protestando, marchando com os caras pintadas. kkkkkkk... Ai...ai ... chorei de rir agora... Tempo bom aquele heim? Metia a cara na rua e dizia o que pensava... agora as pessoas ficam atrás das telas frias, escondidas em pseudônimos.

    ResponderExcluir
  8. Sim, é pura vingança, coisa típica da pré-escola.

    Aff...

    Beijo, flor.

    ResponderExcluir
  9. Memem

    Tanta decepção causada em tí pelo Lula, causou em mim também, fã incondicional do barbudinho!!Ele e seu partido conseguiram destruir minha ideologia política. Mas também não o odeio. Só acho injusto certas coisas.
    Esta semana o Jornal Nacional mostrou o caso de uma senhora que teve diagnóstico de câncer há 06 meses atrás e só agora começou o tratamento, em seguida, mostrou o caso do Ex-Presidente Lula, que teve o diagnóstico sábado, segunda-feira, começou o tratamento. Não quero tripudiar sobre a doença do Lula, porque sendo rico ou pobre é tão doloroso quanto, mas quero ter o direito de me revoltar e exigir igualdade aos homens de boa vontade!!! AVANTE BRASIL!!!

    beijocas

    Loisane

    ResponderExcluir
  10. Não importa neste momento o que o Sr.Lula representa.
    Acima de tudo ele é um ser humano passando por um momento muito dificil.
    Não é hora de hipocrisia nem de sarcasmos...

    Temos sim que mandar bons fluidos e orações para que o Sr.Humano lula se restabeleça desta tão greve doença.

    Milene..parabéns por mais esta bela crõnica!!

    bj

    ResponderExcluir
  11. Então tá. Não iria comentar, até pq já tô cansada desse dizquimidisse quando, pra mim, o importante é a luta pela VIDA...seja ela de quem for! Mas, vamos lá: no andar do SUS, uma pessoa que teve dor de ouvido e sentiu algo esquisito na garganta leva uns trinta dias para ser examinada corretamente, outros 76, na média, para começar um tratamento quimioterápico, 113 dias se precisar radioterapia. No andar do paciente em questão, é possível chegar-se ao diagnóstico numa sexta-feira e à quimio na segunda. A conta fica algo em torno de 50 mil reais. No Sírio, a atual presidente, recebeu uma droga que não era oferecida à patuleia do SUS. Deve-se a Dilma a inclusão do rituximab na lista de medicamentos da saúde pública. Os "companheiros" descobriram as virtudes da medicina privada, mas, em nove anos de poder, pouco fizeram pelos pacientes da rede pública. Melhoraram o acesso aos diagnósticos (é fato), mas os tratamentos continuam arruinados. Fora isso, alteraram o nome do Instituto Nacional do Câncer, acrescentando-lhe uma homenagem a José Alencar, que lá nunca pôs os pés! A luta de José de Alencar contra o "insidioso mal" serviu pra retirar o estigma da doença. Se o câncer de Lula servir para responsabilizar burocratas que compram mamógrafos e não os desencaixotam (as comissões vêm por fora) e médicos que não comparecem ao local de trabalho, as filas do SUS poderão diminuir. Lula soube, sabe, cuidar de si. Delirou ao tratar da saúde dos outros quando, em 2006, disse que "o Brasil não está longe de atingir a perfeição no tratamento de saúde". Está precisamente a 33 quilômetros, a distância entre seu apartamento de São Bernardo e o Sírio. E com tudo que disse, espero, verdadeiramente, que ele vença essa doença maledita...como todos os brasileiros que lutam por um tratamento digno!
    Beijuuss

    ResponderExcluir
  12. Sito o mesmo ue vc. Não tenho carinho especial pelo Lula, mas acima de tudo, tenho quereconhecer que é um lutador. Não desejo mal a ele jamais. Assim como ninguem deve desejar ao outro o que nao quer para si né?!
    Essas pessoas são pobres de espirito, por isso são baixas dessa forma!

    ResponderExcluir
  13. (http://blogdomiope.blogspot.com/2010/11/twitter-e-o-brasileiro.html)

    ResponderExcluir