sexta-feira, 11 de novembro de 2011

JACIARA - Nascer da Lua...



Um dia ela entrou aos prantos na cozinha da Vó Lourdes e perguntou: “Estão dizendo lá fora que você não é minha avó de verdade... É mentira, né?”. Foi a primeira vez que presenciei uma “neta adotiva” mergulhar numa efêmera crise existencial e achei a coisa mais linda do mundo. Minha mãe se pôs a explicar que quando casou com o Vô Luís, ele já era viúvo e carregava quatro pivetes a tiracolo, inclusive o pai da moleca chorona.

Ela, meu pequeno anjo, bem neta do Seu Luís, do tipo que não engole sapo, não carrega um desaforinho só pra casa. Talvez eu nem deva contar de como nocauteou um garoto da escola, a caminho de casa, numa pedrada certeira... Melhor mesmo não contar. Ainda hoje o vê por aí, carregando a autenticidade do fato sob forma de cicatriz.

A minha menina, valente, geniosa e ao mesmo tempo a personificação da meiguice e carinho. Abre aquele coração grandão e acolhe amores numa generosidade imensa, deixando por vezes a alma um tanto vulnerável, carecendo de eventuais curativos. E quem não os precisa? Feito as estrelas-do-mar, a parte machucadinha logo se regenera e ela segue, incansável na arte de amar.

Sou tia admiradora dessa mulher valorosa cujo crescimento acompanhei, sonho a sonho. Sei que a sua capacidade de sonhar é incessante e quero poder compartilhar das suas realizações vida a fora. Sou tia caduca, pois pra mim o dia dez de novembro, o seu aniversário, seria na sexta feira e hoje nem sequer liguei pra pra dizer do meu amor já sabido. Mas eu sempre digo. Sempre dizemos. Somos tia e sobrinha, amigas e cúmplices. Cuidamos uma da outra. É assim quando se ama.


FORA DE CONTEXTO: É normal usarmos o termo ‘pivete’ 
aqui no Nordeste, para nos referirmos a moleque, menino, criança...
 Não necessariamente os pivetes tem que ser projetos de meliantes.

FORA DO CONTEXTO II: 'Sobre o Amor Que Nunca Morre' está apenas em repouso. 
Voltará em breve, pois é uma postagem muito especial pra mim 
e quero continuar por mais tempo gritando como amo amar esse amor.



12 comentários:

  1. Linda e carinhosa essa homenagem, saída do teu coração para a sobrinha JACIARA!!! beijos às duas,chica

    ResponderExcluir
  2. JACI=LUA, ARA= LUZ, JACIARA=LUAR!
    E ficam esses casais moderninhos buscando nomes alienígenas, repletos de kk, ww, yy, impronunciáveis e - sejamos francos - de péssimo paladar!
    Parabéns à LUZ DA LUA, pivete de sua caduca e adorável tia Milene (aliás, qual o étimo de seu nome, moça?) e beijos às duas.
    Quanto ao amor que nunca morre, te digo que ele também não dorme e nem repousa - apenas tem seus momentos de amar em silêncio. Mais beijos.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo ..
    Bem sei desse amor!
    Parabéns a sua sobrinha linda..
    Meus beijos pra vc..

    ResponderExcluir
  4. Obrigado titia do meu coração! Mas não precisa contar assim que sua sobrinha era tão increnqueira na escola. Brincadeira!! srsrsrsr. Saiba que eu acredito muito em que convivência ajuda a definir caráter, e que se eu sou o que sou hoje, aprendi e muito com você. Minha confidente, tia e amiga. Lembra de quando tive meu primeiro namorado? pois é, quem foi a primeira pessoa a saber, a quem eu recorri, para me ajudar,é eu tinha total convicção de que você seria a minha amenizadora para dar a notícia aos meus titios ciumentos. Te amo muito e saiba que no que depender de mim estari sempre por perto.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Jaci...muleca guerreira e arretada... rs
    Saúde, paz, harmonia e tudo de bom...SEMPRE!!

    Psiuu!! Foto escolhida por mim, tá? Por sinal... belíssimaaa!

    FELICIDADES!... Beijoss

    ResponderExcluir
  6. Então já tá caducando, é?rsrs Sempre é hora de dizer nosso amor, né messs? Parabéns a minina Jaciara e presente ela já ganhou: ter vc como tia!
    Beijuuss pra minina aniversariante e pra minha Mi_nina caduca tb!

    ResponderExcluir
  7. EXCELENTE TEXTO .BEIJO E BOM FINAL DE SEMANA.

    ResponderExcluir
  8. Que delicia de homenagem! Muito bom amor assim em familia!
    Parabens para sobriha!
    Beijooos!

    ResponderExcluir
  9. Linda homenagem e acho lindo relacionamentos assim de cumplicidade entre tios e sobrinhos amooo e saudosos abraços a sobrinha aniversáriante bjs

    ResponderExcluir
  10. Muito cedo para caducar, menina!
    Ainda mais quando fala coisas tão coerentes!
    Abraços na tia e na sobrinha!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Juciara!!!
    E que presente essa homenagem heim...
    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Pronto, me encantei pela Jaciara!

    =D

    Felicidades mil pra ela, beijos pra ti, flor.

    ResponderExcluir