quarta-feira, 3 de outubro de 2012

PAUSA




Tem vezes de me dar preguiça de sonho. Eu penso que ele se cansa de estar toda noite à beira do meu pensar, esperando dormirem as minhas ideias pra colocar na mente dormida um monte de pensamento ilusório. O sonho é bom, ele gosta que a gente esperance toda noite. Ele é feito um anjo cuidando da nossa alegria, porque quando a gente tem um bom pensamento sonhado, acorda feliz feito passarinho cantador. O sonho é bom, eu sei. Nenhum vivente fica muito tempo sem ele e quão tola eu seria se o expulsasse de vez. É que quando a gente fica toda noite sonhando, o peito se enche de vontade e depois vai murchando quando nada sonhado acontece. E a alma da gente fica triste só um pouco e acha tudo feio e desamoroso. Eu não quero achar tudo feio e desamoroso. Nem pensar que sonho pode mentir na intenção de agradar. Sonho não mente, só exagera no feitio das ideias que se apossam do nosso querer quando a gente dorme. Se não for parecer desalmada, vou pedir um sono dormido só por uma noite, uma espécie de licença pra não sonhar e somente dormir, sem precisar esperar coisa alguma ou sufocar o choro quando perceber que o esperado não chega. E quando outra lua chegar, vou suplicar, saudosa, que o ele nunca mais me deixe no sono sozinha, de peito vazio, sem saber de mim. E eu vou dizer, lacrimosa e contente: “Que sonho mais bestão é você? Quem mandou me obedecer?”


18 comentários:

  1. Sonhar é bom,dormir também.Precisamos dos dois...Lindo,Milene! beijos,tudo de bom,lindas dormidas e sonhadas,rs chica

    ResponderExcluir
  2. Sonhos que obedecem voltam a encantar!

    ResponderExcluir
  3. "... não era melhor, não havia um jeito, um possível, de se desmanchar o atual, e recomeçar, de outro princípio, a história das pessoas?"
    Foi ele Guimarães Rosa quem disse, mas hoje sou eu quem adoraria poder
    tornar realidade teus sonhos....

    Beijo de carinho imenso.

    ResponderExcluir
  4. Essa é a Milene, em palavas brincando com os sonhos.

    Sonhar é bom, vendo ele acontecer, melhor ainda.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Ah eu te entendo. Ja senti esse vazio de sonhar toda noite e nada ter de dia.
    Não parar de sonhar é bom, mas dar um tempo pra sua cabeça entender que são apenas sonhos tb faz bem!

    ResponderExcluir
  6. Vou mandar, querida minha
    Três rolinhas pra arrumar
    Na comunheira a caminha
    Pro seu sonho acalentar.


    Beijos, sonhos e mais beijos.

    ResponderExcluir
  7. eu nao quero achar tudo desamoroso
    e sem graça
    quero ser a mulher sonhadora e charmosa que escreve se expondo até o osso


    mas é preciso descanso, é preciso ferias para o espirito!

    ResponderExcluir
  8. Sonhar é bom , mas dormir é melhor ainda, Milene! rs Aliás, quase nunca eu me lembro do que sonhei, devo ter algum dispositivo que me faz esquecer sempre. Adorei o seu texto. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá Milene

    Gostei do seu blog. Sonhar é bom, mas o melhor mesmo é acordar. Linda reflexão. Tenha um belo dia.

    ResponderExcluir
  10. O que dizer do belo que me surpreende? Seu texto é assim...Magnífico! Seu blog é um achado, alegre e enigmático como a procura por um tesouro.Achei! Beijo grande de leitor, feliz.:- BYJOTAN.

    ResponderExcluir
  11. É sempre chegada a hora da pausa. Um momento avaliação ou simplesmente um descanso. Mas os sonhos, eles não dormem, eles povoam nosso imaginário com histórias que são unicamente nossas. Deve ser uma das poucas exclusividades da vida. Ninguém nos roubará os sonhos. Ninguém nunca penetrará neles. Usurpá-los é crime impossível! Sonhos são bons... se são!

    Milene, vim agradecer a tua gentil visita ao meu espaço e conhecer o teu. Que lugar maravilhoso para fazer uma 'pausa'. Parar por aqui é não parar de sonhar. Tudo lindo! Parabéns. Abraços. Daniel

    http://dagarpower.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Realmente os sonhos são essas especies de anjos que podem se transformar em monstros se não realizados. Eu lembrei agora de um filme dos anos 80 chamado Gremlins, eram uns bichinhos fofinhos que se transformavam em monstrengos horrorosos quando entravam em contato com a aguá. Acho que todo sonho tem um tempo, uma duração e se esse tempo excede, eles se transformam nesses monstros terríveis, que nos ferem e machucam.

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Oi, Milene, eu não costumo sonhar dormindo, talvez porque já sonho por demais acordada. Mas mesmo esses sonhos eu tenho subtraído, porque cansa às vezes a frustração dos sonhos não realizados...quem sabe eu receba um grande presente da vida para reconstituir minha capacidade de sonhar? Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. Pedra Filosofal
    (António Gedão)

    Eles não sabem que o sonho

    é uma constante da vida

    tão concreta e definida

    como outra coisa qualquer,

    como esta pedra cinzenta

    em que me sento e descanso,

    como este ribeiro manso

    em serenos sobressaltos,

    como estes pinheiros altos

    que em verde e oiro se agitam,

    como estas aves que gritam

    em bebedeiras de azul.



    eles não sabem que o sonho

    é vinho, é espuma, é fermento,

    bichinho álacre e sedento,

    de focinho pontiagudo,

    que fossa através de tudo

    num perpétuo movimento.



    Eles não sabem que o sonho

    é tela, é cor, é pincel,

    base, fuste, capitel,

    arco em ogiva, vitral,

    pináculo de catedral,

    contraponto, sinfonia,

    máscara grega, magia,

    que é retorta de alquimista,

    mapa do mundo distante,

    rosa-dos-ventos, Infante,

    caravela quinhentista,

    que é cabo da Boa Esperança,

    ouro, canela, marfim,

    florete de espadachim,

    bastidor, passo de dança,

    Colombina e Arlequim,

    passarola voadora,

    pára-raios, locomotiva,

    barco de proa festiva,

    alto-forno, geradora,

    cisão do átomo, radar,

    ultra-som, televisão,

    desembarque em foguetão

    na superfície lunar.



    Eles não sabem, nem sonham,

    que o sonho comanda a vida,

    que sempre que um homem sonha

    o mundo pula e avança

    como bola colorida

    entre as mãos de uma criança.

    .................

    Um domingo muito feliz, repleto de sorrisos e que os sonhos sejam como a nascente de tua criatividade e forma de expressão encantadora.

    Beijo e kandando a atravessar tanto mar...

    ResponderExcluir
  15. Milene, ruim é sonha acordado e não realizar o sonhado. Bons sonos. Bjos e uma boa semana.

    ResponderExcluir
  16. delicado e poético texto,muito legal...
    não desisti de sonhar acordada, acho que só quando morrer, até lá sempre estarei esperando coisas boas, pessoas melhores...
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  17. Já ouvi falar que sonhamos todas as noites, mas nem sempre nos é permitido lembrar. Queria saber o que ando sonhando já que faz um bom tempo que não lembro deles quando acordo ;)

    Bejinhus

    ResponderExcluir