domingo, 17 de março de 2013

FUGIU-ME UM TÍTULO




”Eu penso do amanhã gostar dos sonhos que eu tenho pra ele. Eu penso dele ficar alegre, sorrir e dizer: ‘Bora lá, faça valer, eu só existo pra te fazer sentir carnes e alma pulsando, com sede e fome de engolir o mundo em bons bocados’. Eu penso...”

Escrevi as aspas acima ontem, antes de deitar. Eu quis que o hoje, que ontem foi amanhã, gostasse do que reservei pra ele, mas receio não ter sido o suficiente esse gostar. Fiz uma prova hoje, vestibular pra Letras, faculdade à distância porque ir todo dia eu não gosto mais não. Nunca pensei que Drummond, Guimarães Rosa, Graciliano Ramos fossem ser tão sacaninhas comigo só porque não estudei vírgula que fosse para a bendita prova. Cabeça latejante de dor, não de ideias, travei duelo feroz com as escritas do moço na tentativa de alcançar a melhor compreensão. Compreendi quase nada, são apenas dez vaguinhas porque as outras quarenta vagas são reservadas para os cotistas. Sim, senhores! Dizem por aí que todos que trabalham na educação são também educadores, conversa bonita que só! Mas, na teoria a prática é bem diferente. Aos professores todas as honras, glórias e plataformas do Paulo Freire. Ao resto dos mortais, só lasqueira! Agora é esperar pra ver se ao menos as duas questõezinhas pertinentes ao BBB eu acertei. Brincadeira não, havia mesmo duas questões sobre o programa e eu tive que matutar um bocado sobre elas. E o povo ainda fica minimizando a importância cultural deste divisor de águas da televisionice brasileira. Ano que vem vou querer ao menos metade das questões bigbrotherzadas, aí as minhas chances aumentarão consideravelmente.

Preciso ir ali, comer um pão com qualquer coisa, meu estômago sente fome. Minha preguiça está saciada. Tenho que chamar a polícia para calar uns arigós que se postaram à frente da minha casa, do outro lado da rua, com uma absurdez de música feia, na tentativa de serem ouvidos lá no Suriname. Alto que só! Só não sei se chamo os puliça antes ou depois do pão... Oh, dúvida cruel.

Antes, porém, quero fazer feito as pessoinhas no programa da Xuxa e mandar um beijo pra minha mãe, pro meu pai e pra você. Reencontrei ontem à noite uns amores que guardo no peito, do meu antigo trabalho, lá onde era tão bom e alegre, dos cafés e pão doce quentinhos do fim de tarde, da risadaria incontrolável, do elo a não ser desfeito nunquinha. Rimos ontem tudo de novo. Maristela, Emerson, Cicinha, Michelle... Que massa!

Outro antes, outro porém, o poema abaixo é de um menino que mora aqui pertinho da minha casa. Que talvez não nos cumprimentássemos caso nos víssemos na rua. Que por motivos de histórico escolar e milagre facebokeano, encontrei essa belezura de poema. E lá no blog dele tem mais. E eu quis segui-lo, mas não há a opção porque ele não sabe mexer no blog. Ele só sabe escrever feito gente grande.

Agora eu vou comer um pão e inventar um sonho pra amanhã.

Atchim! Boa noite... eis o menino:



Feliz Cidade



Agradeço,mas não sei a quem
Na dúvida, porém
me esvazio
O amor que tenho, entreguei
ao céu, ao seu, ao meu, eu sei

Sinto-me grato, e desconheço o fato
Transcendente, fez convite
Sensação!
O valor que tenho me reflete
num espelho turvo, um ativismo inerte

Extasiado, em demasia
Ao meio fio, ao meio dia
A alma, em calmaria
Agradeço, mas não sei a quem
Na dúvida, porém
Alegria!

Para nós.





16 comentários:

  1. boa sorte no resultado da prova. Eu tb me revolto com essa estória de cotas, estudei em colégio particular e parece que hoje em dia querem me punir por isso.

    Ah sim, lindo poema!!

    bjos,

    Naty

    http://borderline-girl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Milene, penso que os elaboradores dessas questões não entenderiam nada se estivessem sendo submetidos ao exame. Já li colocações de Mario Prata e de outros escritores, a propósito do assunto, no sentido de que eles, autores, não passariam no vestibular porque não acertariam as questões que foram formuladas sobre suas obras. Fala sério, o BBB estava, realmente, lá? Espero que tenha conseguido, nessa injusta competição.
    A poesia do seu vizinho é encantadora. Que a alegria chegue também a nós, para que possamos agradecer. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. MilenA...

    Urtimamente nem sonho mais o amanhã, mau to conseguindo celebrar o ontem e de pesadelos vivo o hoje.
    Prova, Cota, BBB, virgulas e centos... O artista num carece dessas coUsas que faça ver e ostentar a digniDêz de Drummond, Guimarães Rosa, Graciliano Ramos.
    Tu é arretada muié e eu sôceufã, pra Eu é o que basta!

    Beijo e DeussssssssssssssssssssssKiajude

    ResponderExcluir
  4. Quantas coisas que nos deixam desapontadas na vida,né? Agora o encontro com os amigos foi tri! E a poesia, linda! beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  5. Milene,
    Enquanto inventa o sonho, tudo o mais deixa de contar.
    (Inventar sonhos é uma expressão que muito me agrada. Dá pano para mangas...)

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  6. Olha que legal! Espero que vc passe nessa prova! Boa sorte pra vc e para esse menino poeta aí!!!!
    bjs

    ResponderExcluir

  7. Olá Milene,

    Incrível que questões sobre o BBB façam parte de uma prova. Resta saber a que nível seriam. As questões que envolvem interpretação são muito relativas, eu acho, eis que bem subjetivas. Espero que você obtenha sucesso na prova.
    Quanto à questão de cotas, nunca engoli.
    Bom que você teve um refresco com seus amigos.
    Muito linda a poesia do Itallo.

    Bjkas.

    ResponderExcluir
  8. Sério, existia perguntas sobre as BBBundas, caracas, seria reprovado de cara. Fico por aqui q a cabeça não tá boa. Bjos.

    ResponderExcluir
  9. pois sim....

    ´há qualquer coisa no ar
    além dos aviões
    da Panair...´
    Guimarães Rosa

    ....oremos pelo resultado..rs

    este guri é uma alma antiga.... lindo!



    (o novo layout tá liiiindo )


    beijo caloura.

    ResponderExcluir
  10. Aos Drummonds, Guimarães e Gracilianos
    Apresento condolências solidárias
    Por tomarem como exemplo seus arcanos
    E algemá-los a tendências literárias
    Quando o certo é sentir n'alma o escrito
    E nunca analisar o que foi dito
    Só pra justificar a carga horária...


    Os três devem estar se divertindo no buteco dos escritores, onde quer que isso fique.
    Beijos, descobridora de talentos.

    ResponderExcluir
  11. Hahahahahaha MíLi, você e seus textos são espetaculares! Os melhores da blogosfera! Onde os redatores das grandes revistas estão que ainda não te descobriram????????????????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  12. Oi Milene,
    Quanto tempo não lia mais esse termo "arigó", acho que muita gente não sabe o seu real significado.

    Boa sorte nos resultados. Você já escreve muito bem, imagina letrada?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Vixe Maria...quantas novidades! Sua casa tá linda. A-do-ro esse fusquinha pois me lembra o início de nossa amorosidade. Vestibular pra letras? Êita trem chique sÔ! Inda bem que desistiu da psicologia rsrs e letras tem tudim a ver com cê. Sorte e já estou aqui na torcida pra uma das dez ser todinha sua...e será!!! Então hoje é dia de...fã? Tietagem recíproca é nesse dia? Então, tôdentro faz tempo...e diariamente como beeeem sente!
    Beijuuss Mi_nina amaaaada

    ResponderExcluir
  14. Pois é companheira de porão, essas duas questões podem fazer valer tua vaga...rsrs
    Fiquei feliz em saber a notícia, e acho que coisas como o caso de poliça aí na porta precisam colar num papel, num editor de texto, em páginas de um livro...SEREM LIDAS pra ganhar vida esse tantão de talento que mora dentro docê!

    O poema é lindo, como tua generosidade em compartilhar...bjos, moça querida!

    ResponderExcluir
  15. Milene, gostaria de ter essa capacidade. Ter uma inspiração e escrever de supetão coisas tão bonitas e tocantes. Mas não tenho. Vc tem. Aliás, vc e o Itallo. Que bacana isso. Ainda bem que vc o achou para aprensentá-lo aqui. bjssss

    ResponderExcluir
  16. Texto cronica massa! (meu abrasileiramento é notório graças a este convívio virtual com vocês )
    Adorei o som chegando no Suriname, na minha terra é igualzinho e piora porque não é só um, são vários com cada um bombando seu boçalismo, hehhehehehe
    beijo Memem

    ResponderExcluir