quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

O CORCUNDA

O homem corcunda, de barba branca e vestido em trapos semi sujos caminhava a passos ligeiros em direção ao banheiro do supermercado. Muitos minutos depois saiu do banheiro em direção à drogaria, em que chegaria andando uns poucos passos. A moça, sentada nas cadeiras de espera, observava tudo enquanto se fazia perguntas às quais nunca obteria respostas. Outros tantos minutos se passaram e o homem corcunda sai da drogaria e espia com olhos de vontade para as duas cadeiras ladeando a moça observadora, mas é no chão o que resolve acocorar-se a fim de esperar não se sabe o quê. A moça grita: “ei, moço, venha sentar aqui, tem lugar, tá vendo?”... Ele se levanta com dificuldades e se põe à sua direita, enquanto esboça umas palavras mal expressadas para justificar porque se poria no chão. Decerto supôs que o seu aspecto pouco fora dos padrões não seria recebido com um sorriso acolhedor. O homem corcunda entende bem de seres humanos e suas regras de bonita e limpa convivência. A moça tem vontade de perguntar onde ele mora, mas teme ouvir na resposta que ele não mora, apenas perambula por aí feito tantos outros homens invisíveis aos olhos da civilização. A moça, caso ouvisse tal resposta, sentiria pena da situação do homem corcunda, mas seguiria sua vida ajeitada apesar de tal sentimento. Mantém-se os dois num silêncio perguntador até que é hora da moça ir embora... as fartas compras para os festejos haviam sido concluídas. “Vá com Deus”, diz o homem corcunda, num misto de gratidão e compaixão pela moça de muletas. “Fique com Deus o senhor também”, responde ela, desejando intensamente que Deus encontre tempo na sua agenda celestial para livrar de um bocado de dores , frios e fomes, o homem que carrega nas costas uma bagagem sofrida.  


14 comentários:

  1. Passando pra te desejar um abençoado ano novo.
    Meu novo blog: http://umanjotriste.blogspot.com.br/
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Pois é Mi...tantos assim por esse mundão de D'us que me pergunto sempre: pq o "espírito natalino" não habita os seres por todo o ano? O tal prato de comida oferecido, roupas, brinquedos, acolhimento simples como fez com esse senhor!
    Sei bem do seu lado amoroso e doce de ser...e me orgulho.
    Beijuuss

    ResponderExcluir
  3. Que coisa bonita, Milene!Um texto tão sensível quanto a atitude mostrada. Pena que não seja algo corriqueiro! Espero que tenha passado um lindo Natal. Um beijo e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  4. Como no funeral de Mandela em que os poderosos do planeta se renderam à personalidade única de Madiba e descaradamente e sem pudor esquecidos de suas acções tiranicas para com seus povos palraram sobre os ensinamentos desse grande homem como se eles tivessem alguma coisa nos seus percursos politicos que se comparasse a Madiba.
    Do mesmo modo que esses cínicos muito boa gente no Natal se lembra que tem muita gente sofrendo para sobreviver e para ficarem bem com suas consciências vão pelas ruas dando comida e roupas usadas, colocando fotos no FB de suas acções numa aparente solidariedade e depois durante o resto do ano se esquecem do mundo cruel em que vivemos .
    Espírito de natal tem de ser todos dias !!
    Beijo Milene

    ResponderExcluir
  5. De uma forma ou maneira somos todos corcundas dessa vida cegueta.
    Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Milena.
    Um texto muito realista e sincero.
    Um lindo 2014.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Estou me corrigindo rsrs.
    Milene,na pressa escrevi errado.
    Acabo de conhecer o seu blog e gostei muito.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Eis que pela vida encontramos vidas mais desafiadores do que a que carregamos em nós mesmos.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  9. Cheguei ao seu blog e fiquei entusiasmado, pois foi feito com muita graça, e com muito entusiasmo.
    Gostei do que vi e li, e achei um blog fantástico, onde se aprende muito.
    Sou António Batalha, do blog Peregrino E Servo, se me der a honra de o visitar ficarei grato.
    PS. Se desejar faça parte dos meus amigos virtuais,decerto que irei retribuir,
    seguindo e divulgando seu blog.
    Desejo-lhe muita paz e um Ano Novo cheio de grandes vitórias e saúde.

    ResponderExcluir
  10. Uou!
    E o coração fica como com tudo isso??

    Um beijo pra tu!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Milene.
    Eu vim lhe desejar um lindo e abençoado més de janeiro.
    Que Deus lhe abençoei e lhe ajude a obter os seus ideais.
    Uma ótima semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir