domingo, 8 de março de 2015

PALAVRAS E FLORES PARA O DIA OITO

Pensei em fazer um texto bacana sobre o dia da mulher, mas pensei que amanhã estarão de volta os irrefutáveis pensamentos que nem precisam de dia especial pra serem ditos:

- Vai pilotar um fogão!
- Se home bêbado é feio, mulher é muito pior.
- Mulher tem que ser puta na cama e dama na sociedade.
- Esse mal humor todo deve ser falta de macho.
- Essa é pra dar uns pegas. Essa é pra casar.
- Se foi estuprada é porque provocou.
- Se apanhou é porque mereceu.
- Se foi promovida, deu pro patrão.

E várias outras pérolas repetidas incansavelmente ao longo dos tempos, nessa nossa sociedade conivente e passiva, quando lhe é conveniente.

Portanto, por isso, por mais, eu troco o buquês das flores mortas e os bombons recheados por um punhado mais de boa intenção nessa história de se respeitar a mulher naquilo que ela se propuser a ser ou fazer. “Cada um em si carrega o dom de ser capaz”, não canta assim o Almir Satter? Pois bem, caminhemos, então, no sentido de se abolir esse pensamento troncho de se tentar moldar, rotular, impor à mulher o comportamento que um dia se desenhou pra ela.

Alta, magra, gorda ou baixinha. De saia curta ou vestidão. Mãe casada ou mãe solteira, separada ou namorada. Dona de casa ou dona do mundo. Feminina, feminista, fêmea, forte, frágil fera. Mulher, mulher!

É de liberdade o que eu estou falando. É da sua satisfação em ser o que bem lhe aprouver, seja lá piloto de fogão, bicicleta ou avião.

Então, não querendo ser mal agradecida, não me venham com um dia. Eu quero o tempo inteiro.





7 comentários:

  1. Temos que ter a liberdade de fazer e resolver por nós mesm,as! Gostei! beijos e tudo de bom

    ( Nesse dia da mulher, Fiquei vovó pela 7ª vez, hoje, depois de 6 meninos, de uma menina!bjs,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, Chica!! Eu sonho com esse momento, o da vinda de uma netinha...
      Bjos

      Excluir
  2. Você tem esse dom, Mi, de sair do lugar comum e desfilar o novo, de um jeito só teu, mas que "fala" por mim, e por tantas de nós... adorei a liberdade na tua bandeira deste dia que homenageia as mulheres - escolhido em homenagem das que, trancadas, morreram queimadas numa fábrica porque ousaram opor-se ao regime quase desumano de 16 horas diárias de trabalho...

    Beijo moça querida, mulher que admiro!

    ResponderExcluir
  3. Dia ainda mais especial porque é o dia de aniversário da minha mulher.
    Boa semana

    ResponderExcluir
  4. Parece que o meu comentário sumiu...
    Mas, eu falei que não aprecio muito esses "dias".
    Seria melhor uma atitude menos cínica com a mulher, todos os dias!
    Bjs, Milene!

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu texto em homenagem ao Dia da Mulher, Milene. Aliás, bem ao seu estilo. rs E feliz Dia da Mulher atrasadíssimo. Beijão!

    ResponderExcluir
  6. ...acho que tenho aprendido
    a não desistir quando a resposta
    não vem imediata mente.
    porque ser mulher é uma brasa....rs

    ResponderExcluir