sexta-feira, 15 de maio de 2015

SINTOMAS


Ando com sintoma vários: alegria, ansiedade, uma pitada de dor, muito mais de confiança de que tudo está acontecendo do jeito certo. Havia em mim muito receio de como seria essa etapa nova e extremamente diferente da minha vida depois de ter meu estômago remendado naquela mesa de cirurgia. Cicatriz vertical e enorme. Maior ainda são os poréns, pormenores, a conscientização de que agora são outros quinhentos. Ser responsável sempre foi algo a me causar estranheza, mas a hora pra isso chegou, sem condição nenhuma de passar a responsabilidade a outrem.

Mas, que raios de pessoa se submete a uma situação tão contundente, beirando à mutilação de si apenas porque não consegue a belezura do emagrecimento? Respondo sem titubear: Eu! E não sou lá do tipo a gostar de esmiuçar explicações. E deixo pra lá os julgamentos de quem acha a arte do emagrecimento a coisa mais fácil do mundo, sendo os que não conseguem um bocado de preguiçoso comilão. Como diria o presidente da vassoura: “fi-lo porque qui-lo” e pronto. Quer dizer, quase pronto. A questão é complexa e duradoura. A vida toda nessa ciranda maluca tentando conviver em paz com o próprio corpo, mandando às favas os padrões de beleza é mais simples quando não estão em jogo também os padrões de saúde e não se carrega uma muleta embaixo de cada braço. Obesidade e paralisia ao mesmo tempo foi toda a vida pesado demais – escapuliu o trocadilho – para mim, então inventei-me de uma coragem não imaginada e comecei a traçar, pelas mãos dos médicos, um novo caminho pra minha vida.

Mais de um mês se passou desde a cirurgia e o caminho não tem sido o mais simples, mas há clara possibilidade de percorrê-lo. Além do mais, não há opção outra. Seguirei a vigiar-me nas minhas poucas colheradas de comida e as medidas líquidas, que por serem poucas mesmo assim satisfazem. Pretendo, preciso, continuar descobrindo esse quê de equilíbrio contido em mim pra que eu não me boicote, pra não ser burra, pra não estragar tudo no futuro... pra não morrer de desgosto por ser minha própria algoz.

Não é certeza de conseguir, mas é incontrolável o desejo de tentar, tentar, até o fim...



11 comentários:

  1. E hás de conseguir e te manter,Milene e é isso e tuuuuuuuuuuuuuuuuuuudo de melhor que te desejo! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Quando o desejo é incontrolável de tentar e tentar até o fim, uma certeza vira. Se não for a certa, outras possibilidades virão.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Quem vai te deixar no peso ideal é a tua cabeça, antes do estômago...
    Autocontrole é essencial. Se tiveres mesmo vontade, vai funcionar!
    Estou torcendo por você!
    Bj, Milene!

    ResponderExcluir
  4. Vai funcionar sim e bem; não será fácil mas quando começares a ver o resultado, ganharás outro animo
    Beijo Milene

    ResponderExcluir
  5. A maior força é aquilo que aqui lhe deixo!

    ResponderExcluir
  6. É tudo mais fácil agora minha amiga. Você só vai se sentir melhor a cada dia. a adaptação não é a coisa mais fácil do mundo, mas as recompensar valem demais a pena!

    Qualquer coisa pode me gritar, já passei por isso e conheço muuuuita gente que está passando. Te desejo toda sorte do mundo!

    Beijo grande e linda semana pra vc! <3

    ResponderExcluir
  7. Tenho certeza que vais conseguir!!!
    Estou por aqui e na torcida por você.
    Beijo grande e um ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  8. Torci e continuo, vc bem sabe, né amaaada?! Emagrecimento, seja qual for o caminho, não é fácil messssmo. Mas quando se busca a recuperação da saúde perdida e ou em risco o caminhar se faz necessário e ocorre. É o meu caso. Depois de anos parada, mais um quadro de depressão, adquiri um sobrepeso jamais vivenciado...nem em tempos de gravidez! Só esse mês comecei um programa de emagrecimento + atividades físicas DIÁRIAS. Precisou meus exames dançarem (colesterol, glicose etc e tal) pra que eu tomasse providências. Sei que tenho um caminho longo e uma jornada com altos e baixos, mas não estou com pressa...afinal demorei 04 anos para adquirir toooooda essa gordelícia! Então bora lá #vamuquivamusempremfrente!
    Beijuuss Mi
    P.S: espero que vc esteja fazendo acompanhamento psicológico pós-cirúrgico. Normalmente é em grupo e lhe afirmo: FUNDAMENTAL!

    ResponderExcluir
  9. Milene, não sabia que vc tinha feito essa cirurgia. Dizem que o começo é muito complicado, mas depois a pessoa se adapta bem. Espero que o jornada esteja melhor. Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Querida Milene,

    Não sabia sobre sua cirurgia. Voce vai conseguir, vai vencer. Porque sua vida é um tesouro.

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Nunca se canse de tentar, Milene. Apesar de a vida, por vezes, ser madrasta, ela vale bem a pena.

    Beijo :)

    ResponderExcluir